Vacina de Oxford chega ao Brasil e 2 milhões de doses desembarcam em Guarulhos

Foto: Reprodução

As duas milhões de doses da vacina da Astrazeneca/Oxford chegaram ao Brasil e desembarcaram nesta sexta-feira (22) no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A expectativa pela chegada foi confirmada quando a aeronave comercial da Emirates pousou por volta das 17h20.

O primeiro lote foi aprovado para uso em caráter emergencial, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (17). Mas as doses que pertencem a São Paulo não ficam por aqui, toda a carga embarca em um avião da Azul para o Rio de Janeiro ainda hoje.

Na Fundação Oswaldo Cruz, as doses serão processadas, rotuladas e só então distribuídas aos estados brasileiros. O governo federal estima que a fração do lote comece a ser distribuída em 24 horas. A chegada foi um pouco mais modesta que a da coronavac na segunda-feira (18).

A Índia atrasou o envio das doses, previsto para semana passada, quando o governo federal enviou uma aeronave adesivada para receber o imunizante. Entretanto, a chegada só aconteceu hoje e contou com a presença do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, entre outras autoridades.