1,4 mil jovens são atendidos em setembro pelo projeto Construindo o Futuro


Durante o mês de setembro, os alunos das escolas estaduais Parque Primavera, Professor Roberto Alves dos Santos, Maria Leoni e Professor Celso Piva tiveram a oportunidade de refletir sobre suas expectativas para o futuro e qual profissão desejam seguir. Tudo isso com o auxilio do projeto Construindo o Futuro, disponibilizado pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria do Trabalho, que atendeu neste mês cerca de 1.400 jovens.

Para isso, o projeto oferece aos alunos que estão prestes a terminar os estudos diversas atividades, como palestras sobre mercado de trabalho, inscrições para estágios e vestibulares, além da emissão de carteira de trabalho e testes vocacionais.

Roseane Palmeira de Jesus, coordenadora da E.E. Celso Piva, afirma que o projeto é de grande importância para a vida dos jovens. De acordo com ela, as atividades oferecidas vão ao encontro do trabalho que a diretoria da escola tenta realizar com os alunos. “Aqui, por ser uma escola de período integral, nós conseguimos dar mais atenção para o futuro dos nossos jovens. Temos aulas diversificadas, focadas em auxiliar o jovem a pensar no futuro e o projeto da Prefeitura é uma grande ajuda. Oferecer palestras, inscrição em estágios e sorteio de bolsas de estudos é maravilhoso. Inclusive, trazer a emissão de carteira de trabalho para dentro da escola ajudou muito, já que eles ficam aqui das 8h às 17h e não é possível sair para fazer o documento. É maravilhoso”, ressaltou.

De acordo com Everton Santos, analista de treinamento da Nube, empresa de estágios, responsável pela palestra sobre o mundo do trabalho, é de grande importância que o aluno saiba quais são as expectativas que as empresas têm ao contratar jovens. “O intuito da palestra é apresentar as possibilidades, introduzi-lo no cenário competitivo, melhorar seu marketing pessoal e elucidar fatores primordiais na construção de sua jornada. A palestra visa principalmente a apresentar conteúdos capazes de promover o desenvolvimento de habilidades, proporcionando assim melhores vivências nos processos seletivos”, disse.

Além disso, Santos explica que a palestra focou em processo seletivo e apresentou conceitos para auxiliar a busca de oportunidades. “Falamos sobre indicações de quais os modelos de contratação mais frequentes para o jovem, que são estágios, aprendizagem e programa de trainee, informamos onde procurar essas possibilidades, novas estratégias de recrutamento e seleção, dicas para ter sucesso em processos etc.”, completou.

As atividades foram oferecidas por parceiros da Secretaria do Trabalho, entre eles Universidade Cruzeiro do Sul, Ellenco Estágios, Prepara Cursos, Universidade Guarulhos, Liveely’s, Fisk, Escola Mecânico, Cidaspy, Iteq, Universidade Brasil, Brilho Próprio, Skill Idiomas, Nube, Eniac,Instituto de Orientação e Preparação para Escola Militar, Belottis, Colégio Progresso e Universidade São Judas.

 

 

Fonte: PMG
Foto: Sidnei Barros