Aplicativo ‘Saúde Guarulhos’ direciona casos suspeitos de Covid-19 para acompanhamento

Foto: Márcio Lino/PMG

Mais de 900 pessoas que acessaram o aplicativo Saúde Guarulhos foram direcionadas para a central telefônica criada pela secretaria municipal de saúde durante a pandemia para esclarecer dúvidas sobre Covid-19.

No entanto, os profissionais nem sempre conseguem contato com o paciente por conta de informações preenchidas erradas no aplicativo. Vale a pena destacar a importância de verificar os dados para se certificar que estão corretos.

O percentual de pessoas que fizeram a autoavaliação e não preencheu corretamente as informações no App ou não atendeu às ligações da Central chega a 20%. Desta forma, cresce o alerta para esses casos que não podem ser acompanhados.

As orientações são passadas após a descrição dos sintomas e eventual contato com caso suspeito para a Covid-19 nos últimos 14 dias. Mas, não se tratam de avaliação médica e diagnóstico clínico.

Os encaminhamentos são feitos de acordo com o endereço preenchido, a fim de que a equipe médica local também passe a monitorar todos os pacientes, desde os casos mais leves até os que exigem maior atenção.

A prefeitura esclarece que as equipes de saúde da família, que são responsáveis pela visita nas residências e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também são apoio para informações e esclarecimentos e monitoramento de potenciais casos de Covid-19.