Autora guarulhense lança projeto de série documental sobre processos criativos de artistas brasileiras

Foto: Divulgação

O universo da série é pautado na relação entre o processo artístico e o período gestacional da mulher

O projeto ”ARTISTAS SÃO DE VÊNUS: Da Gestação ao Empoderamento”, da autora guarulhense Tatiana Uchina, foi contemplado no Edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) nº 29/2019 para Desenvolvimento de Séries.

O programa de fomento à arte e à cultura é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, estimula o crescimento e desenvolvimento de profissionais de diversas áreas criativas.

Hoje, o setor da Economia Criativa representa cerca de 3,9% do PIB estadual, gerando em torno de 1,5 milhão de postos de trabalho e movimentando 150 mil empresas e instituições. 

“O edital torna o setor mais democrático, abrindo oportunidades para o desenvolvimento de primeiras obras inéditas de profissionais e artistas criativos de diferentes realidades no estado de São Paulo. Para uma autora estreante, receber este incentivo para desenvolver a bíblia (projeto em sua totalidade) e os roteiros da série é fundamental para torná-la possível, visto que são peças imprescindíveis no momento da apresentação e venda da obra para os canais de veiculação”, afirma Tatiana. 

A obra contemplada pela autora, é uma série documental em que artistas brasileiras de diferentes expressões artísticas são convidadas a expor sua arte e criá-la do zero num período de nove dias em um cenário batizado de Espaço Vênus.

O universo da série é pautado na relação entre o processo artístico e o período gestacional da mulher, registrando todos os percalços das artistas até o momento do nascimento de sua criação. 

“A série nasce como um grito de liberdade de todas as mulheres do meio artístico que, por muito tempo da história tinham a autoria de suas obras omitidas, e agora, finalmente, vão receber o protagonismo ao qual sempre buscaram, sem precisarem calar sua verdade ou se esconderem atrás de uma figura masculina. Ao trazer artistas de diversas expressões, ‘ARTISTAS SÃO DE VÊNUS’ busca apresentar a vida de mulheres, profissionais, donas de suas histórias e sonhos”, diz a autora. 

Para encontrar mais informações do projeto nas redes, acesse:

Sobre a autora:

TATIANA MIDORI UCHINA é graduada em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou na produção da série documental “Direitos Humanos”, produzida pela BDT Filmes e exibida pela TV Brasil; e dos programas “Cozinheiros em Ação”, “Desafio da Beleza”, “Que Seja Doce” e “The Taste Brasil”, produzidos pela Moonshot Pictures e exibidos pelo canal GNT. Produziu o curta-metragem “Erro 404”, exibido no Festival Nacional do Estado da Bahia e finalista da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação 2012; e a reportagem “Pimp My Carroça”, finalista no Concurso de Jornalismo da CNN Internacional. Atualmente é sócia-diretora, roteirista e produtora executiva do Lobo Criativo, coletivo de roteiristas especializado em criar conteúdo narrativo para diferentes plataformas e formatos de entretenimento em parceria com grandes produtoras do mercado audiovisual brasileiro.