Banco Sangue opera com 40% da capacidade e doação pode ser feita no Stella Maris

0
1
Foto: Divulgação

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina  Mensalmente, coleta e processa cerca de 11.000 bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde.

Essa tarefa representa um grande desafio diário, uma vez que o sangue é fruto de doação voluntária e, em nosso país ainda não há uma cultura de doação de sangue com regularidade.

Em falta

Atualmente a instituição está operando apenas com 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Ou seja, garantem o abastecimento por apenas um ou dois dias dependendo da demanda e solicitação dos hospitais. Lembrando que a doação de sangue continua sendo segura e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos.

Foto: Divulgação

Para doar

Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

  1.  Estar em boas condições de saúde.
  1. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

  2. Pesar no mínimo 50kg.

  3. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

  4. Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

5. Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Posto de Doação em Guarulhos

Foto: DivulgaçãoSaiba mais no site ou pelo telefone Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.