Cine Cultura apresenta produções nacionais e internacionais de grandes diretores

0
1

A edição do mês de março do Cine Cultura apresenta exibições gratuitas de grandes diretores do cinema nacional e internacional. As exibições acontecem no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, com sessões às 15h30 e às 18h, e no Auditório Pedro Dias Gonçalves, que fica na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, com sessões às 18h. É necessário verificar a classificação indicativa de cada filme.

Teatro Padre Bento (rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade)

No dia 18, o Cine Cultura evidencia a obra do espanhol Pedro Almodóvar, com a exibição dos filmes Fale com Ela, às 15h30, e Tudo Sobre Minha Mãe, às 18h, no Teatro Padre Bento.

Fale com Ela (Espanha, 2002, 112 min, 14 anos) conta a história de Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro que vive em Madri e cujo apartamento fica em frente à academia de balé comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica na janela da sua casa observando os ensaios com especial atenção a uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling). Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, acaba internada no hospital onde ele trabalha. Benigno cuida dela, em coma, com um cuidado acima do normal.

Em Tudo Sobre Minha Mãe (Espanha, 1999, 101 min, 14 anos) Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente de aniversário da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça Um Bonde Chamado Desejo, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

No dia 25, às 15h30, acontece a exibição de Colegas (Brasil, 2013, 94 min, classificação livre), do diretor brasileiro Marcelo Galvão; e às 18h, Relatos Selvagens, do argentino Damián Szifron, obra que conta com a incrível atuação de Ricardo Darín.

Colegas é um filme que tem como tema a síndrome de Down. Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e, inspirados pelos inúmeros filmes a que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá.

Relatos Selvagens (Argentina, 2014, 122 min, 14 anos) mostra uma realidade crua e imprevisível, na qual os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar os personagens para um lugar fora de controle.

Auditório Pedro Dias Gonçalves (rua João Gonçalves, 439, Centro)

As exibições dos filmes Maria AntonietaDurval DiscosFoi Apenas um Sonho e Ela, no Auditório Pedro Dias Gonçalves, acontecem às terças e quintas-feiras, sempre às 18h.

No dia 10, terça-feira, acontece a exibição de Maria Antonieta (FRA-EUA-Japão, 2007, 123 min, 14 anos), obra da diretora Sofia Coppola. A princesa austríaca Maria Antonieta (Kirsten Dunst) é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luís XVI (Jason Schwartzman) como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalhes ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável.

No dia 12, quinta-feira, Durval Discos (Brasil, 2002, 96 min, 12 anos), obra da diretora brasileira Anna Muylaert, conta a história de Durval (Ary França) e sua mãe Carmita (Etty Fraser), que vivem há muitos anos na mesma casa, onde funciona a loja Durval Discos, muito conhecida no passado, mas que enfrenta uma fase de decadência. A crise se dá pela decisão de Durval em se manter fiel aos discos de vinil e não vender CDs.

Dia 17 de março, terça, o diretor inglês Sam Mendes também tem lugar cativo no Cine Cultura com a exibição de Foi Apenas um Sonho (EUA, 2008, 125 min, 16 anos). Frank (Leonardo DiCaprio) e April (Kate Winslet) formam um casal feliz. Eles sempre se consideraram especiais e prontos para levar uma vida seguindo ideais. Ao se mudarem para uma casa na Revolutionary Road eles ficam orgulhosos por declarar independência da inércia suburbana que os rodeava. Porém, logo percebem que estão se tornando justamente aquilo que não queriam ser.

E no dia 26, quinta-feira, acontece a emocionante exibição do filme Ela (EUA, 2013, 126 min, 14 anos), do diretor Spike Jonze. Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

  • Cine Cultura apresenta Grandes Diretores no Teatro Padre Bento

Fale com Ela, de Pedro Almodóvar

(Espanha, 2002, 112 min, 14 anos)

Data: quarta-feira, dia 18 de março

Horário: 15h30

Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar

(Espanha, 1999, 101 min, 14 anos)

Data: quarta-feira, dia 18 de março

Horário: 18h

Colegas, de Marcelo Galvão

(Brasil, 2013, 94 min, classificação livre)

Data: quarta-feira, dia 25 de março

Horário: 15h30

Relatos Selvagens, de Damián Szifron

(Argentina, 2014, 122 min, 14 anos)

Data: quarta-feira, dia 25 de março

Horário: 18h

Teatro Padre Bento

(Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade)

Entrada gratuita

  • Cine Cultura apresenta Grandes Diretores no Auditório Pedro Dias Gonçalves

Maria Antonieta, de Sofia Coppola

(FRA-EUA-Japão, 2007, 123 min, 14 anos)

Data: terça-feira, 10 de março

Horário: 18h

Durval Discos, de Anna Muylaert

(Brasil, 2002, 96 min, 12 anos)

Data: quinta-feira, dia 12 de março

Horário: 18h

Foi Apenas um Sonho, de Sam Mendes

(EUA, 2008, 125 min, 16 anos)

Data: terça-feira, dia 17 de março

Horário: 18h

Ela, de Spike Jonze

(EUA, 2013, 126 min, 14 anos)

Data: quinta-feira, dia 26 de março

Horário: 18h

Auditório Pedro Dias Gonçalves

Rua: João Gonçalves, 439, Centro

Entrada gratuita