Coronavírus: UNG inicia fabricação própria de álcool gel

0
3
Universidade UnG - Foto: Michel Wakin

Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Universidade UNG está fabricando álcool gel para distribuição gratuita, primeiramente para uso interno, com possibilidade de distribuição para o público geral de acordo com a disponibilidade de matéria prima, que no momento é escassa. A iniciativa se deu pela falta do produto em estabelecimentos comerciais de todo país e visa prevenir a proliferação do vírus.

Nesta primeira etapa, serão produzidos, no laboratório da Instituição, cerca de 60 quilos de álcool gel 70%, pelos estudantes, supervisionados pelos professores do curso de Farmácia e técnicos de laboratórios da Universidade. A fabricação do produto leva em média 30 minutos.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia da UNG, Fábio Ribeiro da Silva “a produção do álcool gel pelos alunos e professores do curso, juntamente com técnicos de laboratórios, obedece rigorosamente todas as normas de boas práticas de fabricação, o que resulta em um produto de excelente qualidade e altamente eficaz contra o Coronavírus”, explica.

Alunos do curso de Farmácia preparam álcool gel com a supervisão dos professores – Foto: Divulgação/UNG

O professor destaca também que, além do álcool gel as pessoas devem lavar as mãos com água, sabão ou sabonete líquido ou em barra. Este procedimento simples também é extremamente eficaz para evitar a contaminação pelo vírus.

A farmacêutica e responsável técnica pela Clínica-Escola de Análises Clínicas da UNG, Giliane Freire Nascimento, acrescenta que o sabão, por ser uma substância que quebra a gordura, consegue destruir o envelope viral (parte externa do Covid-19) composta justamente por gordura.

“O álcool 70% tem o mesmo efeito, ele também desestabiliza e desidrata tanto as proteínas como os lipídios (gorduras). O álcool é um bom complemento para a higienização”, finaliza.