CPTM ainda não tem data para o retorno do Connect e Expresso Aeroporto da linha 13-Jade

Foto: Divulgação/CPTM

Com a pandemia do novo coronavírus, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), suspendeu alguns serviços expressos de transporte, dentre eles o Connect (Brás – Aeroporto-Guarulhos) e o Expresso Aeroporto (Luz – Aeroporto-Guarulhos com viagem direta), ambos derivados da linha 13-Jade. A suspensão ocorreu por conta da baixa demanda, uma vez que os voos e decolagens caíram 82% no Aeroporto Internacional.

Atualmente apenas os trens convencionais estão circulando pela linha, fazendo a ligação entre Guarulhos e São Paulo por meio da estação Eng°Goulart. Nesta semana, tanto o Metrô quanto a CPTM operaram com 100% de suas frotas, de acordo com o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista à TV Bandeirantes.

O Connect, quando funcionando, opera viagens entre Brás e Aeroporto-Guarulhos de segunda a sábado e o passageiro chegava ao centro de São Paulo sem precisar pegar o trem da Linha 12-Safira na Estação Engenheiro Goulart. Por sua vez, o Expresso Aeroporto faz viagens diretas entre as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, sem paradas intermediárias.

No site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos existe um aviso que comunica a suspensão dos serviços, a CPTM se pronunciou por meio de seu Twitter oficial dizendo que ainda não tem previsão para o retorno das operações.

Mesmo projetado para transportar cerca de 100 mil passageiros, o trem de Guarulhos em tempos sem pandemia transportava por dia uma média de 15 mil usuários, dois terços destes utilizando o trajeto Brás – Aeroporto.