CPTM diz não ter previsão de quando serviços expresso vão voltar à linha 13 – Jade

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

A Companhia afirmou que não divulga, separadamente, demanda de passageiros por ramal

A estação Guarulhos-Cecap da linha 13 – Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está prestes a finalizar as obras de colocação de guarda-corpo na passarela sob a Avenida Natália Zarif que aconteceram durante todo período de pandemia.

A estação anterior, Aeroporto-Guarulhos da mesma linha, que faz ligação com o Terminal de Cumbica já possui placas de vidro totais sob a passagem entre a entrada da estação na mesma avenida e os acessos aos trens e ao aeroporto.

Mas, a estação Guarulhos-Cecap desde sua inauguração no surgimento do ramal, só possuía guarda-corpo de aproximadamente 1 metro de altura. O que facilitava a influência externa de ventos, sol e chuva, mas também de quedas por acidentes e tentativas de suicídio.

Segundo a CPTM, este é um projeto já previsto pela companhia e que coincidiu com a pandemia de Covid-19. Neste período a linha recebeu menor número de passageiros, o que facilitou o andamento das obras. A Companhia porém, não informou quando serão finalizadas.

Conforme a assessoria, os equipamentos irão reduzir a incidência de vento e chuvas na passarela da estação, e deve melhor o bem-estar dos passageiros que passam diariamente pelo local. Mas, a proteção inibe também a incidência de acidentes, como quedas que possam ocorrer ali.

Serviços Expresso para Brás e Luz sem data para retornar

Questionada sobre o aumento do fluxo de passageiros ao longo da flexibilização econômica, e o intervalo mais espaçado entre os trens, a CPTM informou que ainda não há previsão para a retomada dos serviços expresso que permitem ao usuário mais comodidade e rapidez.

A reportagem solicitou comparativos sobre o fluxo de passageiros entre março e julho, já que no site da CPTM não há histórico de registros. A assessoria informou, porém que não divulga demanda de passageiros por linha, separadamente.

Não foi possível portanto, avaliar qual percentual de diminuição dos passageiros nesse período e se houve aumento progressivo a partir da reabertura do comércio de produtos e serviços.

A linha 13 – Jade possui três estações, duas em Guarulhos e uma na zona leste de São Paulo, a Estação Engenheiro Goulart oferece baldeação com a linha 12 – Safira. Entretanto, a ausência dos serviços Connect e Express aumenta o tempo de percurso do passageiro entre as duas cidades.

O serviço Connect liga a Estação Aeroporto-Guarulhos à Estação Brás com paradas nas estações, mas sem necessidade de transferência de trens. Já o serviço Express liga a Aeroporto-Guarulhos à Estação Luz, mas, sem paradas em outras estações.