CPTM entrega terceiro trem com bagageiro para linha 13-Jade

Foto: Marcela Vasconcelos/Guarulhos Online

A Linha-13 Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá a partir desta terça-feira (17) o terceiro trem da série 2500 com espaço apropriado para bagagens. A linha liga o Aeroporto Internacional de Guarulhos à zona leste de São Paulo, no bairro do Cangaíba.

A entrega ocorrerá na estação Engenheiro Goulart conforme aconteceu durante a entrega do segundo trem no mês passado. Desta vez, o Secretário dos Transportes Metropolitanos conduz a cerimônia que marca a utilização do novo carro que já começa a circular pela linha 13- Jade.

No mês passado, a ocasião de entrega foi feita pelo governador João Doria (PSDB) que ressaltou a parceria com a China para o desenvolvimento de São Paulo em diversos setores. O primeiro trem foi disponibilizado em fevereiro deste ano e outras cinco composições estão prometidas para até dezembro deste ano.

O investimento nos oitos trens é de R$ 316,7 milhões e está sendo realizado com apoio do Banco Europeu de Investimento (BEI). Além dos bagageiros, os trens tem como diferencial a passagem livre entre os carros, o que facilita a circulação de passageiros com malas.

Serviços da Linha 13-Jade

Atualmente, as viagens são realizadas entre as estações Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e Aeroporto-Guarulhos, com parada na Estação Guarulhos-Cecap. Entre 4h e 9h e das 17h às 20h, o intervalo entre os trens é de 20 minutos de segunda a sexta-feira. Nos demais horários e aos sábados, domingos e feriados de 30 minutos.

Entretanto, os serviços Conect e Express não operam desde março deste ano. Em nota, a CPTM informou que segue com a “Operação Monitorada” desde o início da quarentena e por enquanto, não há previsão de retorno dessas operações.