26 C
Guarulhos
sex, 21 jan 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Defesa Civil apresenta Plano Verão para reduzir os riscos causados pelas chuvas

- PUBLICIDADE -

O objetivo é mitigar os efeitos da temporada de fortes chuvas na cidade

A Prefeitura de Guarulhos lançou nesta segunda-feira (06) o Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (Plano Verão) em solenidade no Paço Municipal. O objetivo é mitigar os efeitos da temporada de fortes chuvas na cidade por meio do reforço do atendimento à população que vive em áreas de risco.

Nesse período, que deve terminar em março, há um monitoramento constante dos índices pluviométricos e dos locais mais propícios a alagamentos, deslizamentos, desmoronamentos e solapamentos.

Técnicos em engenharia e geologia da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil percorreram mais de 600 ruas de áreas de risco em 2021 (um total de 106 km) para identificar pontos suscetíveis a desastres naturais, preparar a cidade para os temporais e coordenar a zeladoria desses locais.

Segundo as autoridades municipais, de 2017 a 2021 Guarulhos reduziu um total de 500 m² de áreas de risco e encaminhou cerca de mil pessoas que viviam em vulnerabilidade para conjuntos habitacionais.

Atualmente, 5,68 km do município é considerado vulnerável a situações de risco e aproximadamente 6% da população de Guarulhos está concentrada nessa extensão.

O prefeito Guti (PSD) decalrou que esses números devem diminuir significativamente com o Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do Rio Baquirivu-Guaçu, uma vez que as obras contemplarão a diminuição de cheias em toda a cidade mediante a ampliação da calha do rio, a construção de reservatórios, a recuperação de áreas de várzeas e a implantação de um parque linear.

Os agentes da Compdec operam 24 horas, todos os dias, para atender a população em situações de risco e podem ser acionados pelo telefone 199.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,157SeguidoresSeguir
2,800InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS