Guarulhos deve receber novos respiradores na próxima sexta-feira (05)

Foto: Reprodução/Rede Globo

A cidade de Guarulhos possui ao todo 80 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na rede pública de saúde, sendo 40 na rede municipal e 40 na estadual. Segundo o último boletim epidemiológico, o município possui uma lotação de 93,6% nesse tipo de leito, mas os leitos já chegaram a sua lotação máxima por mais de 2 vezes desde a última semana.

No mês de abril, a Prefeitura de Guarulhos solicitou 63 respiradores ao Governo do Estado, que realizou uma compra de 1000 unidades deste equipamento vindos da China, porém até o momento o pedido não foi atendido.

Dos respiradores adquiridos pelo estado, apenas 380 foram entregues, porém a chegada dos aparelhos já mudou o panorama da ocupação de leitos de UTI na capital, a ocupação que chegou a ultrapassar os 90% na semana passada, atualmente é de 62%.

O secretário estadual de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, disse que enviará para Guarulhos, na próxima sexta-feira (05), 20 unidades de respiradores. Porém, todos os equipamentos serão destinados ao Hospital Geral, que é estadual. Ou seja, nenhuma unidade será destinada para a rede municipal.

“Guarulhos recebeu no último dia 30 de março um montante expressivo do governo do estado de São Paulo, superior a seis milhões de reais. Além disso está em nossas prioridades, assim como outros municípios da região metropolitana. Estamos cuidando de todos ao mesmo tempo”, afirma Vinholi.

É importante lembrar que o principal critério para a flexibilização da quarentena é a taxa de ocupação de leitos, tanto os convencionais, quanto os de UTI.

Até o momento, a prefeitura de Guarulhos recebeu 31 milhões de reais, somando os repasses do Governo Federal e Estadual. É possível acompanhar os gastos do município no combate ao novo coronavírus acessando o portal da transparência.