Guarulhos segue com campanha de multivacinação até 30 de novembro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A multivacinação é responsável por aumentar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população, uma vez que oferece em um único momento todas as doses do calendário nacional

Na tentativa de aumentar a cobertura vacinal, em todo Estado de São Paulo haverá mais uma prorrogação da campanha de multivacinação. Até o próximo dia 30 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão atendendo para atualização da carteirinha de vacina.

Na cidade, as vacinas estão disponíveis também no Ambulatório da Criança, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Segundo Secretaria Estadual de Saúde, apenas 52,4% das crianças de um a quatro anos dos municípios paulistas tomaram a vacina contra a pólio.

Nesta campanha, a meta é imunizar indiscriminadamente pelo menos 95% do público-alvo nessa faixa etária, mesmo que já tenham tomado a dose anteriormente. Já os bebês com menos de um ano terão seu esquema vacinal atualizado na multivacinação.

Em Guarulhos, segundo a última prévia divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde na quinta-feira passada (12), do total de 75.298 crianças de 12 meses até menores de cinco anos. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, somente 35.328 tomaram a vacina da poliomielite até agora, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 46,92%.

Frente ao desafio de interrupção da circulação do vírus do sarampo no país, a campanha contra a doença tem por objetivo atualizar as doses do calendário vigente da população de seis meses até 29 anos e vacinar indiscriminadamente os adultos de 30 a 49 anos, mesmo os que já tenham tomado a vacina anteriormente.