Guarulhos terá duas novas estações de tratamento de esgoto até 2025

Foto: Divulgação/Sabesp

A cidade de Guarulhos deverá ganhar mais duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) até 2025, que irão beneficiar diretamente uma população de aproximadamente 56 mil pessoas. A primeira ETE a ser finalizada, em 2023, será a do Jardim Fortaleza, atendendo uma população estimada em 21 mil pessoas do bairro homônimo. Em seguida, a ETE Cabuçu, prevista para ser entregue em 2025, irá atender 35 mil pessoas da região de mesmo nome e do Recreio São Jorge.

As obras serão tocadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que ao final de 2019 assinou um contrato com a Prefeitura de Guarulhos para tratar todo o esgoto produzido na cidade.

A construção das ETEs implica também obras de coletores-tronco nas regiões citadas, que são as tubulações que levam o esgoto até as estações. A ETE Jardim Fortaleza será erguida na avenida Prefeito Antônio Pratici, enquanto que a ETE Cabuçu estará localizada na estrada do Cabuçu, próxima ao Rodoanel Norte.

A capacidade de tratamento da ETE Jardim Fortaleza, quando totalmente operacional, será de 3,9 milhões de litros de esgoto por mês. Já a ETE Cabuçu irá tratar, no mesmo período, 5,2 milhões de litros de esgoto.

Mais ações

A Sabesp, depois de eliminar o rodízio de água em Guarulhos no início de dezembro de 2019, menos de um ano após a assinatura do contrato com a Prefeitura, foca agora em tratar o esgoto, uma demanda também antiga da cidade. Até o início de 2026, 100% dos dejetos produzidos em Guarulhos deverão ser tratados, conforme acordo da atual administração com o Ministério Público do Estado firmado em maio de 2018.

Para atingir esse objetivo, além da construção das duas estações, a Sabesp pretende investir em coletores-tronco para levar o esgoto até as ETEs que a cidade já possui (São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio) e também às ETEs São Miguel e Parque Novo Mundo, que ficam na Capital, mas que serão utilizadas pela companhia para tratar o esgoto de Guarulhos.

Além disso, a Sabesp construirá 4 km de coletores-tronco na região do Residencial Bambi a partir de setembro, com conclusão em março de 2021, que levarão o esgoto daquele bairro até a ETE Bonsucesso, com previsão de tratar 33 milhões de litros por mês.

As ETEs Jardim Fortaleza e Cabuçu irão beneficiar diretamente 56 mil pessoas, mas indiretamente toda a população de Guarulhos e de outras cidades, já que o esgoto produzido naqueles bairros deixará de ser jogado em córregos e, por fim, no rio Tietê.