Guarulhos teve ao menos 54 ocorrências de aglomeração neste o fim de semana

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Segundo a administração municipal a GCM interveio nas operações envolvendo ao menos 250 pessoas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos atendeu neste final de semana 54 chamados de perturbação ao sossego público e aglomeração. Os chamados foram pelo telefone de emergência 153, envolvendo ao menos 250 pessoas.

Do total de chamados, 42 foram atendidos presencialmente por equipes da GCM, que solucionaram o problema apenas por meio de diálogo com as partes envolvidas. Em outras 12 ocasiões os denunciantes foram orientados por telefone, sem a necessidade de deslocar uma equipe até o local.

Houve ainda 20 chamados não atendidos por falta de detalhamento das informações por parte dos denunciantes. Dentre os locais que foram visitados constam bares, praças e residências localizadas nos bairros Vila Barros, Pq. Santos Dumont, Continental, Vila Galvão e Centro.

Segundo o inspetor-geral da GCM, Marcelo Guedes, as perturbações do sossego público aumentam consideravelmente aos fins de semana e feriados prolongados, trazendo prejuízos a idosos, pessoas doentes e famílias que querem momentos de paz e tranquilidade para ter mais qualidade de vida.

Além disso, existe o risco da disseminação da covid-19, já que a pandemia ainda não passou, e muitos desses eventos ilegais são utilizados como pano de fundo para tráfico de drogas, além de furtos de celulares, motocicletas, veículos e residências nas imediações.