HMU terá 12 novas UTI para Covid-19 a partir desta sexta (19)

Foto: Fábio Nunes Teixeira/ PMG

A partir desta sexta-feira (19) o Hospital Municipal de Urgências (HMU), gerenciado pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Birigui, passará a atender pacientes sem sintomas de coronavírus (Covid-19).

Os atendimentos serão feitos separadamente no anexo hospitalar instalado ao lado do HMU, com acesso pela rua Anselmo Fornasaro, s/nº, Jardim Bom Clima. A obra foi realizada pela OS, o hospital passa a contar também com 12 novas UTIs para pacientes com Covid-19.  

Os pacientes sem sintomas respiratórios terão duas formas de acesso ao anexo hospitalar. Pela sala de emergência para casos urgentes, via Samu ou resgate. E pela recepção, os casos não urgentes com classificação de risco.

O fluxo é semelhante ao atual do pronto-socorro, no qual a pessoa abre ficha na recepção, aguarda a classificação de risco pela enfermagem e posteriormente recebe o atendimento médico no consultório.  

O acolhimento dos casos com suspeita de Covid-19 é realizado no pronto-socorro do hospital (área da recepção tradicional). A reorganização dos setores aconteceu após dois episódios essa semana.

Depois que um vídeo gravado por um suposto conselheiro da saúde mostrando a ala vazia do HMU começou a circular nas redes sociais, três deputados estaduais fizeram uma fiscalização no local, entre eles Márcio Nakashima (PDT), cujo colégio eleitoral é Guarulhos.

Segundo a prefeitura, só foi possível inaugurar à área diante do recebimento de 12 novos respiradores, sendo cinco encaminhados pelo governo federal e sete pelo estadual destinados à pacientes com o novo coronavírus.