O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) veio a Guarulhos neste sábado (20) para inaugurar junto da esposa, Bia Doria, presidente do Fundo de Social, a Praça da Cidadania na região Pimentas. O equipamento público está instalado no Sítio São Francisco em um terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU).
Mas, segundo o governo estadual, não há previsão de instalação na cidade de outras Praças da Cidadania. Doria destacou que a iniciativa depende de parcerias privadas com o governo e convidou outros setores, além do campo logístico a patrocinarem o programa.
O local
A construção foi patrocinada pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de SP) e uma empresa de transportes que está instalada na cidade. A construção teve início em agosto de 2020 em uma parceria inédita entre Estado e prefeitura.
Com sete salas de aula, dois banheiros e um depósito, o local oferecerá cursos profissionalizantes em cinco áreas do conhecimento: moda e arte, beleza e bem-estar, informática e mídias sociais, gastronomia e administração.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.cursofussp.sp.gov.br/cidadao e a previsão é de que as aulas tenham início, de forma presencial, em abril. Os cursos são oferecidos pelo Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo e ministrados por professpres do Centro Paula Souza, responsável pelas ETECs e FATECs.
Os cursos
- costureiro (120 horas)
- cartonagem (60 horas)
- cabeleireiro (60 horas)
- cabeleireiro avançado (60 horas)
- barbeiro (60 horas)
- maquiagem (60 horas)
- manicure (60 horas)
- cuidador de idosos (80 horas)
- informática básica (60 horas)
- conteúdo para redes sociais (140 horas)
- panificação (20 horas)
- pizzaiolo (20 horas)
- salgadeiro (20 horas)
- confeitaria (20 horas)
- auxiliar de cozinha (80 horas)
- assistente de logística (60 horas)
Serviço
- Rua Padre Dorindo de Oliveira Matias, nº 193 – Pimentas (Sítio. São Francisco)