Linha 408 da EMTU que liga Lavras até Armênia tem mudança de trajeto

Desde o dia 21 de dezembro de 2019 a linha 408 (Lavras – Armênia) não passa mais pelos bairros Cidade Soberana, Jardim Lenize e Jardim São João. De acordo com a Real Transportes (empresa que administra a linha), atualmente 3 carros fazem o trajeto, com intervalos de 1 hora no horário de pico e 2 horas no entrepico.

A Real Transportes é responsável por mais 4 linhas, 580 (Soberana – Armênia), 137 (Fortaleza – Armênia), 266 (Inocoop – Armênia) e 266DV1 (Inocoop – Armênia – via Maria Dirce) que servem como opção aos bairros da região do Jardim São João e Presidente Dutra como meio de transporte para a estação Armênia da linha 1 Azul do Metrô.

Questionada sobre a alteração do percurso da linha 408, a empresa disse que atendeu a reivindicações dos moradores do bairro do Lavras, que por meio de abaixo assinado realizado há 3 anos reivindicaram a mudança, que só pôde ser atendida agora.

Os moradores das imediações da Avenida José Brumatti alegaram que o antigo itinerário não os favorecia, uma ve que a linha 580 (Soberana – Armênia) já faz o percurso que atende aos moradores do Soberana, Lenize e São João bairros, portanto, a mudança não seria prejudicial.

Foto: Ônibus Brasil/Erick Dias Cardoso

Guarulhos Online questionou a Real Transportes quanto a qualidade do serviço prestado pela empresa, já que os usuários reclamam constantemente das condições dos veículos que são muito antigos e que, por diversas vezes, têm seu trajeto interrompido por cota das constantes quebras dos coletivos. Por telefone, a empresa disse que a frota é de 2009 e que realiza a manutenção dos carros corriqueiramente, mas que não pode prever quando eles vão quebrar.

Isaque da Costa (47), motorista da Viação Catarinense, frota interestadual, que usa a linha 580 (Soberana – Armênia) para ir do Jardim Lenize até a Rodoviária do Tietê, reclama da falta de manutenção da Real Transportes “Os moradores dessa região têm um péssimo serviço prestado por essa empresa, semana passada no meu trajeto para o trabalho 3 carros quebraram, eu desci e subi de 3 carros diferentes que foram quebrando ao longo do caminho, isso é um desrespeito” afirma.

Janela Voadora – Em 2017, durante o trajeto da linha a linha 580 (Soberana – Armênia) a janela de um dos carros da Real Transportes caiu quando o veículo dobrou uma esquina, passageiros que estavam naquela viagem afirmaram que o ônibus seguiu até seu destino mesmo assim, ninguém se feriu.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável por fiscalizar o Consórcio Internorte, que integra as linhas citadas na reportagem afirmou em nota que só em 2017 foram executadas 255 autuações durante fiscalizações realizadas nas linhas que operam na região.

Os usuários podem registrar reclamações na Ouvidoria da EMTU por meio do endereço www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria. É importante registrar o número da linha, horário das irregularidades e o prefixo do veículo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui