Mega obra contra enchentes prevista para 2º semestre ainda está sob discussão

Foto: Marcela Vasconcelos/Guarulhos Online

Segundo a administração municipal, o banco financiador da obra debate a licitação e supervisão dos trabalhos

A Prefeitura de Guarulhos afirmou que realizou nesta quarta-feira (19) uma videoconferência com a Corporação Andina de Fomento (CAF). Na pauta, o Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do Rio Baquirivu-Guaçu.

Segundo nota, o objetivo é dar mais celeridade à execução das obras, que têm previsão de início para o segundo semestre deste ano. O CAF é um banco que atua no desenvolvimento e na integração dos países da América Latina.

Dentre os assuntos debatidos estão o estágio atual da licitação e o processo de contratação de supervisão das obras. Para o prefeito Guti (PSD) é importante que o banco participe das reuniões a fim de promover maior transparência nas ações.

O encontro contou com a participação de representantes das secretarias muninicipais de Governo, Meio Ambiente, Obras, Fazenda e Habitação.

Atual gestão promete fim das enchentes

O Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do Rio Baquirivu-Guaçu contempla a diminuição de cheias, mediante a ampliação da calha do rio. Prevê a construção de reservatórios e recuperação de áreas de várzeas.

Deve contemplar a região com um parque linear, arborização, passeio público, ciclovia, pista de corrida e mobiliário urbano e ampliação também da foz do córrego Cocho Velho. E ainda, melhoria de vias urbanas e ampliação dos corredores viários de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A iniciativa abrange, ainda, a adequação do corredor viário da rua Jamil João Zarif em uma extensão de 3,5 km e do corredor de ônibus da avenida Natalia Zarif, com 4 km. Haverá também a implantação do loteamento Ponte Alta II numa área de 230 mil m².

Serão 345 lotes residenciais, além de prédios com 378 apartamentos, áreas verdes, implantação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), escola, quadras, área comercial e toda a infraestrutura urbana com arruamento, pavimentação, drenagem, calçada etc.