Município promete mais de 05 km de ciclovias até 2022

Foto: Divulgação/PMG

A administração municipal acredita que vai estimular o uso da bicicleta com a construção da área junto dos novos corredores de ônibus na região de Cumbica


A prefeitura de Guarulhos promete construir 5.131 metros de novas ciclovias pela cidade até abril de 2022. A medida visa estimular o uso da bicicleta em vias apropriadas de ligação entre bairros importantes do município.

O trecho terá dois quilômetros na avenida Monteiro Lobato (da entrada da Base Aérea de Cumbica até o viaduto sobre a rodovia Hélio Smidt) e 3,1 quilômetros do número 1.715 da avenida Papa João Paulo I até as proximidades da rua Landulfo Almeida Filho, em Cumbica.

A construção das pistas especiais para ciclistas acompanham a obra dos novos corredores de ônibus municipais localizados nessas duas avenidas. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) informou que iniciou a construção na semana passada.

Hoje, Guarulhos conta com apenas duas ciclovias, uma na avenida Ministro Evandro Lins e Silva, Parque Cecap, com 1,5 km. E a outra na Vila Galvão, na avenida Francisco Conde, desde o Lago dos Patos até a rua São Miguel do Araguaia, com 1,35 km.

Existe também a ciclofaixa da avenida Paulo Faccini (atualmente desativada por conta da pandemia de Covid-19), que tem pouco mais de dois quilômetros de extensão. A cidade terá também a possibilidade de acessar por meio de bicicleta o corredor de ônibus da Av. Santos Dumont em Cumbica, quando a via ficar totalmente pronta.