Operação Inverno garante 70 vagas pernoite e alimentação à população de rua

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O local acolhe pessoas que são direcionadas com consentimento, após atendimento pela assistência social da cidade

A Prefeitura de Guarulhos intensifica a partir desta sexta-feira (11) a Operação Inverno de acolhimento às pessoas em situação de rua. O Serviço de Acolhimento Institucional Masculino para a modalidade pernoite durante a estação mais fria do ano foi ampliado.

Além disso, a administração municipal informou nesta sexta que vai retomar o programa Alimento Fraterno para reforçar a alimentação da população em situação de rua, independentemente de adesão aos serviços de acolhimento.

O acolhimento na modalidade pernoite terá capacidade para 70 pessoas e os que não aceitarem o Serviço de Acolhimento 24 horas poderão ficar por 12 horas, das 19h às 07h todos os dias da semana.

O objetivo é acolher e alimentar com jantar e café da manhã os que aceitam acolhimento por esse período, garantindo uma noite tranquila na época mais fria do ano. O programa Alimento Fraterno prevê refeições para 150 pessoas e oferecidas das 19h às 21h.

O equipamento possui espaço de acolhida, alimentação e área de dormir e serão oferecidos banho, toalhas, cobertores, lençóis e roupas aos usuários. Ação da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a Operação Inverno é promovida pela organização da sociedade civil Núcleo Batuíra e foi iniciada no último dia 1º.

Ela ampliou para quatro a quantidade de equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e estendeu o horário até a meia-noite. Sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo de 13º C, a população poderá acionar o SEAS pelo telefone 2536-4110.

O Serviço Especial de Abordagem Social funciona todos os dias realizando busca ativa em praças e viadutos, ofertando assistência e acolhimento. Para isso, tentam convencer a pessoa em situação de rua a aceitar o acolhimento.

Serviço

Acolhimento Institucional Masculino – modalidade pernoite – Praça dos Sindicatos, nº 394, Vila das Palmeiras – das 19h às 07h

Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) – 2536-4110