Plano SP chega na sexta fase e Guarulhos poderá reabrir bares e restaurantes

Imagem: Divulgação/Governo de SP

O Plano São Paulo, que trata da retomada das atividades em todo o estado, chega nesta sexta-feira (10), em sua sexta fase. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os óbitos no estado por Covid-19 estão em queda por duas semanas consecutivas, o que propiciou a mudança de fase de alguns municípios, como Guarulhos, por exemplo.

Com a nova classificação, a cidade passou da fase laranja para a amarela, permitindo a reabertura de serviços como: bares e restaurantes (pelo período de 6 horas), além de liberar parques, academias e salões de beleza para voltarem a funcionar.

O prefeito Guti (PSD), esteve na última quinta-feira (09) com o o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em uma reunião para pedir a aceleração da flexibilização da quarentena em Guarulhos.

O governador João Doria (PSDB) comunicou, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, hoje, que o estado está ingressando na fase de ‘platô’, em que há estabilidade dos casos de coronavírus.

“Isso não significa relaxar, significa redobrar a atenção”, completou.

As novas regras valem a partir da próxima segunda-feira (13) e vão até o dia 30 de julho, quando uma nova avaliação será feita para determinar em que fase do plano o município estará classificado.

Fases do Plano São Paulo

O Estado foi dividido em 17 regiões que estão alocadas em 5 fases divididas por cores:

  • Fase 1 – Vermelha: Alerta máximo
  • Fase 2 – Laranja: Controle
  • Fase 3 – Amarela: Flexibilização
  • Fase 4 – Verde: Abertura parcial
  • Fase 5 – Azul: Normal controlado