Prefeitura não fará mais entrega de máscaras para passageiros nos terminais de ônibus

Foto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarulhos estava entregando máscaras para os passageiros que não possuíam o equipamento em todos os terminais de ônibus existentes da cidade. O projeto teve fim nesta quarta-feira (6), agora a distribuição não ocorre mais.

Em contrapartida, o trabalho de limpeza dos terminais da cidade prossegue normalmente. São utilizados caminhões-bomba de grande potência para a higienização com cloro de todos os boxes de paradas de ônibus, além dos pontos de espera dos passageiros.  Já as empresas de transportes têm a obrigatoriedade de proceder à limpeza dos coletivos após cada viagem.

Desde o último dia 27, atendendo ao decreto municipal 36.811, o ingresso nos coletivos não é permitido para quem não estiver usando máscara. Nos terminais a adesão é total e durante o itinerário não embarca no coletivo pessoas que estiverem sem máscara.

Para reforçar a ideia,  nos ônibus estão sendo fixados adesivos no para-brisa dianteiro com os dizeres “Embarque permitido somente com o uso de máscaras”. A Guarupass, consórcio que reúne as três empresas concessionárias do município, está providenciando o material para que toda a frota esteja adesivada com a norma.

Nos táxis e transportes de passageiros por aplicativos o movimento de utilização das máscaras de proteção contra a propagação da Covid-19 já começou antes mesmo da publicação do decreto. Nessas modalidades, a adesão foi ainda mais rápida por parte de usuários e motoristas.