PSD prepara convenção em modelo drive-in para lançar candidatura de Guti

Foto: Divulgação

O PSD Guarulhos deve oficializar, no próximo mês, a candidatura do atual prefeito, Gustavo Henric Costa (Guti), à reeleição.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez na história, o evento será realizado com medidas de segurança diferenciadas. O partido pretende adotar o modelo drive-in para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia.

Ainda sem data definida, a perspectiva é que a convenção ocorra no início de setembro, contando com o apoio dos partidos aliados.

Guti foi eleito em 2016, com 481.541 (83,50%) votos contra 95.161 (16,50%) dos votos do segundo colocado, o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM).

Até o momento, Guarulhos tem mais de 10 pré-candidatos à Prefeitura. Outros partidos devem adotar o sistema drive-in por conta da pandemia do novo coronavírus.

Medidas de segurança durante as eleições

O TSE firmou acordo de consultoria sanitária com a fundação Fiocruz e os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein sobre as medidas que serão adotadas durante o pleito. 

A primeira recomendação das entidades já foi seguida pelo presidente do órgão, ministro Luís Roberto Barroso, e se refere a exclusão da identificação biométrica nos dias das votações. Na tomada dessa decisão, os infectologistas afirmaram que a identificação por ser digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência. Além disso, segundo os especialistas, falhas na biometria podem ocasionar aglomerações. 

As eleições municipais sofreram alterações nas datas, mudaram de 4 de outubro para 15 de novembro no primeiro turno, e caso haja segundo turno, a votação será realizada no dia 29 de novembro.