Secretário diz que TCU não tem resistência contra ligação entre CPTM e Aeroporto

0
2
Foto: Diário dos Trilhos

O Tribunal de Contas da União – TCU não tem resistência com a ligação entre a estação Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade da CPTM, e os terminais de embarque, segundo declarações do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, de acordo com informações do jornal Folha de São Paulo.

Em fevereiro uma informação dava conta de que TCU dizia que não havia demanda para a construção de um people mover entre a estação e o Aeroporto.

O terminal da Linha 13 fica distante dos terminais de embarque, e é alvo de critica por parte da sociedade. A ferrovia, por sua vez, conta com uma baixa demanda de usuários. Foi projetada para transportar mais de 100 mil usuários por dia, mas transporta diariamente cerca de 15 mil passageiros.

Um sistema de people mover, uma espécie de monotrilho de baixa capacidade, está sendo desenvolvido pela concessionária Gru Airpot, após uma negociação com o governo federal.

Promessa

Em 2019, o governador de São Paulo, João Doria, junto com representantes do Governo Federal, prometeu que a GRU Aiport iria construir o meio de transporte. O prazo era para 2021, mas agora não existe uma data estipulada.

Vamos entregar um relatório para o governo federal com a recomendação da empresa que deve operar o sistema”, disse o presidente da concessionária que administra o aeroporto, Gustavo Figueiredo. Contudo, “não há prazo regulamentar para a finalização do processo”, afirmou o Ministério da Infraestrutura sobre o projeto, o que foi repetido pela GRU Airport.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Via Trolebus e Folha de S. Paulo