Seminário anual de busca por desaparecidos ocorre em Guarulhos

Foto: Divulgação/PMG

Foram usados cães farejadores do canil da GCM para simulações em diferentes tipos de abordagem

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos sediou neste fim de semana o 3° Módulo do Seminário Anual de Mantrailing, que é uma atividade para a busca de pessoas desaparecidas utilizando o odor específico de cada individuo a ser localizado.

A apresentação foi mais uma oportunidade para as pessoas conhecerem de perto o Canil da GCM, alguns dos cães treinados pela corporação e o seu trabalho do dia a dia. Os adestradores mostraram como os animais respondem aos comandos com e sem guia, além dos mais diferentes tipos de abordagem, e fizeram simulações de como os animais reagem em diversas situações.

O evento aconteceu no sábado (01) e domingo (02) e contou com a participação de forças de segurança e da sociedade civil de 23 municípios brasileiros. Os convidados ficaram alojados no Complexo Vila Tijuco da GCM.

As simulações foram feitas no Aeroporto Internacional, no Canil da GCM e no Bosque Maia. Participaram do evento as GCMs de Guarulhos, Itu, Jundiaí, São Roque, Santana do Parnaíba, Campinas, Mogi Mirim, Sorocaba, Teresópolis (RJ).

Também estiveram presentes representantes da sociedade civil de Araçoiaba da Serra, Embu das Artes, Sorocaba e a Defesa Civil de Itapira e o 3° BAEP (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar de Taubaté, além de bombeiros de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A solenidade de abertura contou com a participação do secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes, do comandante da GCM, Francisco Borotta, e do chefe de gabinete do comandado, Marcelo Guedes.

Segundo o inspetor-geral José Aparecido Vitor, comandante do Canil da GCM, a realização do seminário em Guarulhos demonstra a importância da cidade nessa modalidade e o profissionalismo da Equipe de Busca e Resgate do Canil da GCM.

“Mostra ainda, o compromisso do secretário Márcio Pontes e do Comando-Geral da GCM com o constante aperfeiçoamento dos Guardas Municipais, fornecendo amplo apoio para realizar esse seminário em nossa cidade” disse.