Série sobre segurança de motociclistas aborda os riscos de ultrapassar o sinal vermelho

Foto: Márcio Lino/PMG

O novo vídeo da série “Perceba o risco, proteja a vida”, destinado para a segurança dos motociclistas, já foi lançado nas redes sociais. Feita pelo Departamento de Trânsito de Guarulhos, por intermédio da Escola Pública de Trânsito, a segunda das três peças mostra o agente de trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana falando sobre os riscos de atravessar o semáforo vermelho.

Ao atentar para as normas de segurança que orientam os condutores em suas ações, os vídeos têm como objetivo diminuir o número de acidentes e vítimas com motocicletas. As produções estão sendo divulgadas pelas redes sociais da Prefeitura e a primeira delas enfocava a importância da utilização correta do capacete, um dos itens de segurança que mais contribuem para a redução no número de mortes.

Uma análise realizada pelo Observatório Municipal de Segurança Viária neste período de pandemia mostra que os motociclistas continuam sendo as maiores vítimas da violência no trânsito. As estatísticas revelam que os envolvidos são principalmente jovens com idade entre 18 e 29 anos, que representam 43,7% do total de fatalidades em motocicletas. Esses números subiram devido à expansão do serviço de entrega em domicílio neste período de isolamento social.

Por esse motivo, os vídeos significam uma contribuição significativa para orientar aos motociclistas sobre os comportamentos mais seguros no trânsito e reduzir o número de acidentes e a demanda hospitalar.

O segundo vídeo pode ser visto no Facebook da Prefeitura pelo link: https://www.facebook.com/457869997624115/posts/317040789303696