Temporada 2021 das orquestras de Guarulhos exalta o universo da música sinfônica

Foto: Camila Rhodes

Em decorrência da pandemia, foram incorporados para o próximo ano uma grande parte dos espetáculos agendados para 2020

A Prefeitura de Guarulhos apresentou na tarde desta segunda-feira (14) a Temporada 2021 das orquestras da cidade – Gru Sinfônica e Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG). Organizada em torno de quatro séries de concertos, a temporada ressalta a magia do universo da música sinfônica, mantendo rico diálogo com suas infinitas possibilidades de apreciação.

Durante a apresentação virtual, disponível no canal oficial da Prefeitura no YouTube, o prefeito Guti, o secretário de Cultura, Vitor Souza, e a subsecretária de Educação, Fábia Costa, receberam jornalistas de veículos especializados e da imprensa da cidade, que obtiveram do maestro Emiliano Patarra informações acerca dos destaques da Temporada 2021.

“É com muita satisfação que anunciamos mais uma temporada com espetáculos incríveis, realizada com o empenho e dedicação desses músicos geniais, um trabalho que abrilhanta ainda mais a cultura guarulhense”, comemorou Guti, lembrando que o mês de dezembro também marca o aniversário de 17 anos da Orquestra Jovem Municipal e um ano de criação da Gru Sinfônica.

Souza destacou a amplitude dos resultados desses projetos, que têm alcançado a cidade como um todo.

“Mais que um compromisso de programação para a cidade, a Temporada 2021 das orquestras torna efetiva práticas que têm sido consolidadas ao longo dos anos, como a criação da Gru Sinfônica e a combinação das ações de ambas para garantir práticas que saltam aos olhos da plateia, tanto do público da cidade quanto de outras cidades, apreciadores desse rico trabalho”, afirmou o secretário.

Fábia Costa enfatizou a valiosa parceria entre as secretarias de Cultura e Educação, responsáveis pelos programas Orquestra no Bairro e Música nas Escolas.

“Para nós é motivo de muito orgulho lançar datas tão importantes, que toda essa proposta tenha saído do papel e esteja se concretizando em espetáculos e ensino de música para os alunos da rede municipal, que mesmo em tempos de pandemia se adaptou para garantir sua continuidade”.

Destaques

Em decorrência da pandemia, a Temporada 2021 incorporou grande parte dos espetáculos agendados para o ano anterior, o que permitiu manter no programa artistas e espetáculos especialmente selecionados para os concertos.

Dentre as novidades da temporada estão a junção de ambas as orquestras em um grande concerto, evento especial que acontece no mês de agosto, no qual ambas apresentam o famoso Bolero, de Maurice Ravel, e Os Pinheiros de Roma, de Ottorino Respighi, e em dezembro, quando novamente juntas elas apresentam a Sinfonia nº 3, de Gustav Mahler.

Merece destaque ainda a estreia de Song of the Universal, de Sérgio Molina, o 1º Festival de Ópera de Guarulhos, com óperas inéditas, dentre as quais Rusalka, do russo Antonín Dvořák, que em 2021 comemora 180 anos; Gala Lírica, em homenagem a Verdi, e a reprise de O Cônsul, do ítalo-americano Gian Carlo Menotti, grande sucesso da Temporada 2020; além do balé La Sylphide, com coreografia do guarulhense Hélio Lima.

A temporada

A Orquestra Gru Sinfônica abre a Temporada 2021 com a Série Grandes Mestres, apresentando a Sinfonia em Ré, do compositor russo Ígor Stravinski. Além de criar aproximações com a música barroca por meio de interpretações historicamente informadas, a série Grandes Mestres promove ainda profundos mergulhos nas obras de compositores renomados, como Copland, Brahms, Schubert, Saint Saens, Ravel e Mahler, entre outros, investindo na montagem de clássicos consagrados, equiparando a programação da cidade de Guarulhos à de grandes centros culturais do mundo.

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos estreia a série Fronteiras quebrando as fronteiras musicais, estéticas e conceituais com o espetáculo Jazz em Concerto, oferecendo ao público a integração entre diferentes linguagens. A partir do sucesso dos programas Rock em Concerto, Samba em Concerto e Coisas do Brasil, a série Fronteiras promove verdadeira simbiose ao trazer os espetáculos Cartoon em ConcertoNoites de Berlim, o balé La Sylphide e Circo em Concerto.

A série Novos Talentos e Descobertas apresenta ao público espetáculos em que os novos talentos da música sinfônica têm espaço para se expressar. Na Temporada 2021, a série reúne os vencedores do 1º Concurso GRU Cordas, promove a 2ª edição do Concurso GRU Piano e dá continuidade ao Concurso Jovens Solistas. O espaço para os novos criadores de música sinfônica está garantido com a estreia de Song of the Universal, de Sérgio Molina, em conjunto com o quarteto de violões Quaternaglia, e com o espetáculo GRU 460, para o qual foram encomendados quatro musicais sobre a cidade de Guarulhos.

Na série No Mundo da Ópera, música e letra ganham vida em espetáculos intensos e inquietantes, como a realização do Festival de Ópera de Guarulhos e a apresentação da ópera Turco na Itália, a 1ª audição nacional de Rusalka, de Dvořák, a Gala Lírica em homenagem a Verdi e a reapresentação de O Cônsul, de Menotti.

Como tradição das temporadas das orquestras de Guarulhos, as orquestras Gru Sinfônica e Jovem apresentam arranjos especialmente elaborados para o desenvolvimento do programa, que de forma bastante especial objetiva tanto a formação de público quanto despertar o interesse do público por espetáculos e composições de grande expressividade no universo sinfônico.

Programa Orquestra no Bairro

A Prefeitura de Guarulhos aproveita o lançamento da Temporada da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem para apresentar a nova edição do programa Orquestra no Bairro. Iniciativa das secretarias de Cultura e Educação, o programa oferece apresentações em escolas da Prefeitura localizadas em regiões periféricas da cidade, com uma programação musical diferenciada e especial.

“O programa Orquestra no Bairro também leva em consideração o tamanho da cidade para fazer com que as atividades musicais cheguem a atender um segmento do público que habitualmente não se dirige ao teatro do Adamastor, na região central, para desfrutar dos concertos que ali são realizados”, explicou o maestro Emiliano Patarra.

Para o maestro, o programa Orquestra no Bairro soma essa disposição ao cuidado necessário com a oferta de atividade musical para os alunos da rede municipal de educação, com apresentações mensais das duas orquestras da cidade nas escolas, cada vez em um bairro diferente e com um repertório especialmente elaborado para isso.

Desde que foi criado, em 2017, o programa já realizou apresentações em diferentes pontos da cidade, em bairros como Jardim Bom Clima, Recreio São Jorge, Parque Continental, Vila Carmela, Jardim Bananal, Jardim Triunfo, Vila Galvão, Jardim dos Cardosos, Jardim Guaracy, Jardim Fortaleza, Jardim Santa Emília, Parque Cecap, Jardim das Nações, entre outros.

Para mais informações sobre a Temporada 2021 das orquestras Gru Sinfônica e Jovem acesse: https://bit.ly/3oRBVvb