TJ determina que Guarulhos coloque 100% dos ônibus nas ruas

Foto: Michel Wakin

Atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Lotações Similares de Guarulhos e Região, o juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos, Rogério Tellini de Aguirre Camargo, em caráter liminar, determinou que a cidade de Guarulhos coloque 100% da frota operacional de ônibus nas ruas. 

A redução da frota se deu em 19 de março, com a publicação do decreto 36.726, que determinou a redução em duas etapas, de 40% a partir de 23 de março e de 60% entre 27 de março e 1º de abril.

As reduções foram gradativas e seguiram a orientação de queda na demanda, porém sempre em quantidade menor do que o percentual apresentado na baixa de passageiros.

Atualmente, estima-se que mais de 60% dos ônibus estejam rodando nas linhas municipais, pois em horários de pico, algumas linhas de maior demanda operam com 100% dos carros nas ruas.

A Prefeitura comunicou que ainda não foi notificada sobre a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e não irá se pronunciar a respeito.

Limpeza dos Coletivos

A Prefeitura de Guarulhos informou, por meio de comunicado, que realiza diariamente a higienização dos terminais de ônibus, e que nos coletivos a limpeza fica a cargo das empresas. O processo de higienização consiste em limpeza de bancos, portas e vidros, além de toda a área interna, a limpeza é feita com álcool gel 70%.