UBS Soberana fará testes de Covid-19 em população indígena

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Unidade Básica de Saúde Soberana (UBS) vai disponibilizar nesta terça-feira (21), a partir das 9h, testes rápidos para o coronavírus. Mas, somente para população indígena cadastrada em qualquer outra UBS do município.

Para a realização do exame é necessário comparecer ao local utilizando máscara e apresentar um documento com foto. No mês passado, houve testagem na aldeia Filhos desta Terra (Cabuçu) por meio de uma parceria da Saúde municipal e estadual.

As UBS Soberana e Cabuçu são as duas unidades de referência à saúde da população indígena da cidade. Mas, demais integrantes de outras etnias e regiões que utilizam outros serviços da rede ou já fizeram o exame poderão refaze-lo.

A coleta do exame será realizada pelos técnicos de enfermagem do Instituto Batuntan com apoio de profissionais de enfermagem da UBS. Em caso de indígena sintomático de Covid-19, o Butantan ainda colherá o PCR, análise que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe.

Indígenas testam positivo em Guarulhos

Do total de 45 indígenas que realizaram o teste rápido da Covid-19 no mês passado na aldeia Filhos desta Terra, cinco deles apresentaram resultado positivo para a infecção pelo novo coronavírus e foram submetidos ao exame PCR, seguido por medidas de isolamento social.

A testagem na UBS Soberana também contará com a parceria da Subsecretaria da Igualdade Racial. Além dos testes para o diagnóstico da Covid-19, a ação ainda fornece orientações de prevenção ao novo coronavírus.

  • A UBS Soberana – Rua Jaboticabal, nº 393 (Cidade Soberana)