Universidade desenvolve patente para aprimorar procedimentos odontológicos

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

O aumento da procura por tratamentos estéticos contribuiu para o desenvolvimento de aparelhos dentários transparentes, com isso, ele vem ganhando um papel de destaque no campo da Ortodontia. Além de virtualmente invisíveis, esses alinhadores são removíveis, o que facilita a mastigação por parte do paciente, bem como a higienização de seus dentes. Sabe-se que o sucesso do tratamento ortodôntico depende, em grande parte, da manutenção e uso correto e contínuo dos aparelhos indicados, que necessitam adaptação perfeita durante toda a terapia, a fim de se atingir o resultado almejado no plano de tratamento.

Em virtude disso, docentes e alunos do programa de pós-graduação em Ortodontia da Universidade UNG participaram do desenvolvimento do Power Aligner®, dispositivo de uso intraoral com o objetivo de aumentar a adaptação do alinhador aos dentes do paciente, potencializando o seu uso mediante o melhor encaixe e, potencialmente, facilitando o movimento desejado dos dentes.

Segundo a coordenadora de pós-graduação de Ortodontia da UNG, Ana Carla Raphaelli Nahás Scocate, o produto é um grande sucesso entre os profissionais da Odontologia. “Presume-se que o melhor encaixe aos dentes, proporcionado pelo uso do produto, poderia resultar em maior efetividade do aparelho dental, resultando na potencialização do efeito desejado do movimento dos dentes”, explica.

O produto foi desenvolvido e patenteado pelos docentes Marcos Coral Scocate, Ana Carla Raphaelli Nahás-Scocate e Juliana Azevedo Marques Gaschler e sua produção e comercialização para o mercado está por conta da empresa de produtos odontológicos CORALDENT®.