Zoo de Guarulhos e Refauna iniciam etapa para libertar anta Yasmim na natureza

Foto: Divulgação/PMG

A anta Yasmim, cria do casal Antonia e Antenor e nascida há um ano no Zoológico de Guarulhos, deu adeus ao parque e a toda a equipe do zoo na tarde desta sexta-feira (31). Em parceria com o projeto Refauna, o animal partiu rumo ao Rio de Janeiro, onde passará por um período de adaptação em uma área especial até que possa ser solta na natureza.

O embarque da pequena anta em uma caminhonete rumo à liberdade aconteceu tranquilamente. Às 14h20, o veículo com a preciosa carga cruzou os portões do zoológico sob os olhos da equipe que cuidou do animal desde o seu nascimento.

“Vamos sentir falta da Yasmim, porém estamos muito satisfeitos por reafirmarmos um dos grandes pilares do zoo, que é nosso papel na conservação da biodiversidade, principalmente por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção”, comentou Fernanda Magalhães, diretora do Zoológico de Guarulhos.

Outra conquista recente do zoo da cidade foi o nascimento de Glória, cria de Kiara e Pequi, casal de lobos-guará, outra espécie que também figura na lista de animais ameaçadas de extinção. O futuro da lobinha será definido pelo Programa de Conservação do Lobo-guará.
Temporariamente fechado devido à pandemia de Covid-19, o zoo pode ser acompanhado no Facebook (Zoológico de Guarulhos) e no Instagram (zooguarulhos).

A espécie

A anta-brasileira (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre do Brasil. Na natureza a espécie se alimenta basicamente de folhas e habita áreas abertas ou florestas próximas a cursos d’água. Pode chegar aos 35 anos de idade e a pesar 300 kg