Zoológico de Guarulhos recebe macho de arara-azul e forma casal da espécie ameaçada de extinção

Fabio Nunes Teixeira/PMG

A intenção da equipe de veterinários e biólogos é que o novo casal gere filhotes que poderão ser reintroduzidos na natureza

Após ser resgatado do tráfico de animais e receber cuidados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Imasul, no Mato Grosso do Sul, o Zoológico de Guarulhos recebeu, há dois meses, mais uma arara-azul, espécie altamente ameaçada de extinção.

Neste domingo (11), após período de quarentena, o macho Jurandir foi apresentado à Manu, fêmea da espécie, que também foi vítima de tráfico e vive no zoo da cidade desde 2017. A intenção da equipe de veterinários e biólogos do zoo é que o casal gere filhotes que poderão ser reintroduzidos na natureza para assim colaborarem com a preservação da espécie.

Atendendo ao pedido dos colegas do Imasul fizemos o pareado para que os animais tenham companhia da mesma espécie, visando também à reprodução por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção”, explica Fernanda Magalhães, diretora do Zoológico de Guarulhos.

Para visitação

O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 244, Jardim Rosa de França. Está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

É obrigatório uso de máscara e aferição da temperatura na entrada. O parque permanece momentaneamente fechado aos finais de semana e feriados para evitar aglomerações.