Ano Novo… Projetos Novos

Foto: Reprodução

Se você não fez a sua resolução de ano novo, ainda dá tempo de fazer. Vou dar algumas dicas de como fazer um bom planejamento de seu ano. Para algumas pessoas, quando se inicia um novo ano, parece até que virou uma chave e que todos os desafios, problemas, contas para pagar não fazem mais parte de suas vidas, mas não é bem assim.  

Então, decidi escrever para falar justamente desse sentimento que toma as pessoas com uma positividade imensa, tornando o início de um ano, um momento de novos projetos, objetivos e boa energia. 

A verdade é que a vida é a mesma, não existe uma chavinha que vira ou a picada do bichinho da positividade, o que fará a diferença é o seu desejo do que fazer no ano que se inicia. Para fazer uma resolução de ano novo requer apenas boa vontade e planejamento. 

E, para que seu planejamento dê certo, a primeira coisa que se deve fazer é uma reflexão, um verdadeiro balanço do ano que se encerra, mesmo que não esteja tudo do jeito que você quer, ou se acaso o ano não tenha sido dos melhores para você. 

Vamos começar pelo que eu chamo de “Tríade da Vida – Ser, Fazer e Ter”. Sempre que falo de metas, sonhos e objetivos, logo o que muitas pessoas pensam é no que comprar, no que quer ter, esquecendo de outros dois pontos hiper, mega, blaster importantes que é o “Ser e Fazer”.

Então, segue o passo a passo:

  • Escreva num papel o que deseja Ser, Fazer e Ter no ano que se inicia;
  • Avalie se são metas realizáveis para o próximo ano e o que precisa para alcançá-las;
  • Pesquise, estude, experimente, dedique-se, arrisque e realize;
  • Estipule data para realizar;
  • Comemore e vibre cada passo realizado; 
  • Remaneje, mas não desista. 

E não esqueça, seja feliz hoje, no meio do processo da realização dos seus desejos, não espere para comemorar apenas no final do ano. Feliz 2021!!! 

Ana Paula Souza é Psicóloga Clínica com experiência em atendimentos de adolescentes e adultos Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Aperfeiçoamento em Perdas, Luto, Depressão e Ansiedade Extensão em Saúde Mental e Cuidados no Acolhimento ao Luto em Situação de Crise Palestrante em Saúde Mental, Educação e Desenvolvimento Pessoal Consultora de Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).