Autoconhecimento: Você se conhece bem?

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Autoconhecimento diz respeito ao conhecimento de si mesmo, das próprias características. É conhecer o que sente em relação a algo ou alguém. É importante descobrir o que nos faz bem, mas também o que são gatilhos para nos deixar mal. 

E, quando isso ocorre, a vida se torna um pouco mais leve e equilibrada. Os maiores conflitos nas relações familiares e amorosas acontecem por falta de autoconhecimento. O fato de não saber respeitar a si e ao seu próprio espaço faz com que comecem os emaranhamentos das relações.

É necessário compreender que, para conhecer e respeitar outra pessoa, primeiro deve haver o conhecimento de si. Refletir e investigar sobre si mesmo faz com que você evolua. Essa prática faz com que se tenha autocontrole sobre as emoções, sendo elas, positivas ou negativas.

O autoconhecimento envolve a utilização da autoconsciência e a percepção da própria imagem. É um processo que requer uma reflexão mais profunda. Você deve estar se perguntando como adquirir autoconhecimento, então vamos lá responder a esse questionamento.

Alguns requisitos são importantes, como responder de maneira sincera aos seus desejos e anseios, aprender a dizer não, estar aberto para mudar de opinião e explorar coisas e experiências novas.

Essa busca por respeitar a si, por se perceber e adquirir autoconhecimento pode ser considerado um projeto de se tornar um ser humano melhor. Acredito que tudo isso está disponível dentro de cada um de nós, que temos muita força e coragem, e basta ter disposição e comprometimento para olhar para dentro. 

Sempre que puder tire um tempo para si, escute mais o seu coração, os seus desejos. Faça perguntas como “O que me faz feliz?” “O que posso melhorar?” “Quero ou não quero fazer isso?” “Estou me respeitando?” E se tiver dificuldades para se perceber, procure uma ajuda profissional.

*Ana Paula Souza é Psicóloga Clínica com experiência em atendimentos de adolescentes e adultos Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Aperfeiçoamento em Perdas, Luto, Depressão e Ansiedade Extensão em Saúde Mental e Cuidados no Acolhimento ao Luto em Situação de Crise Palestrante em Saúde Mental, Educação e Desenvolvimento Pessoal Consultora de Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).