Campanha ‘Maio Furta-Cor’ reforça cuidados com saúde mental materna

Foto: Gustavo Fring/Pexels

As campanhas mensais sobre os cuidados com a saúde em seus amplos aspectos apresentam destaques significativos, sobretudo, nas mídias digitais, nessa pandemia. Hoje vamos falar sobre a Campanha do Maio Furta Cor e a importância desta para a promoção da Saúde Mental Materna.

Idealizadas por Nicole Cristino e Patrícia Piper, profissionais de Saúde Mental no âmbito materno, ambas ilustram através dessa campanha os diversos tons de cores sob o espectro da maternidade.

Segundo o site oficial, “Furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar” , e nesse “olhar” para a mãe que precisamos nos atentar e prevenir para que essa mãe não adoeça.

Sob o slogan de que “Saúde Mental Materna Importa”, trazemos à luz de que todo cuidado e mecanismo de prevenção mostra-se necessário. A naturalização da maternidade e criação de filhos destinados somente à figura materna trazem impactos invisiveis e velados por uma sociedade paternalista.

A responsabilização desses tons sombrios na maternidade somente à mulher e não a família como um todo ainda são tabus. Desmistificar esse como outros paradigmas imbuídos à mulher ainda são um desafio que requerem o engajamento de ações como essa.

A Campanha do Maio Furta-cor teve início neste ano de 2021, em virtude da pandemia e o aumento de casos de mães em depressão, ansiedade e outros transtornos que impactam famílias e mulheres nesse contexto: “Pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres face às crescentes demandas da maternidade”.

O que podemos destacar nessa ação é a importância de mobilizar-nos em prol da vida materna. O sofrimento enfrentado no nosso dia-a-dia não tem e nem precisa ser normalizado. Por trás de uma mãe, tem uma vida. E toda a vida importa.

Nesse sentido, o mês de maio não se torna somente um mês de festa. Torna-se também um mês de atenção à Saúde Mental Materna e a consciência de que aquela que nos cuida também precisa e merece ser cuidada.

Maio Furta-cor é uma campanha democrática, apartidária e sem fins lucrativos, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Para maiores informações quanto à participação nesse importante evento acessem o site oficial (www.maiofurtacor.com.br).