Como vai sua saúde emocional?

Foto: Reprodução/iStock

Na última década percebo que falar sobre a saúde, tanto física como emocional, vem se tornando cada vez mais comum. Mas, algumas pessoas ainda têm dificuldades e preconceitos em falar sobre o que diz respeito ao emocional. 

Quando alguém sente que algo anda errado com o estômago, logo vai a um médico gastroenterologista. Quando percebe algo relacionado ao coração, vai ao cardiologista.  

Então, quando observa que algo está errado com o emocional deve procurar um psicólogo e um psiquiatra. Porém, ainda existe uma evitação de buscar ajuda. 

Você já parou para pensar como está sua saúde emocional, se você cuida dela como cuidar das outras áreas de sua vida? 

Ter uma saúde emocional boa significa muito mais do que ausência de uma doença. Tem a ver com a capacidade que a pessoa tem de gerenciar suas próprias emoções, e como resultado obter o equilíbrio e bem estar.  

Para cuidar de sua saúde emocional é de extrema importância aprender a expressar o que sente. Lidar com emoções negativas e frustrações faz toda a diferença. 

Desenvolver seu autoconhecimento, sua autoconfiança, resiliência e otimismo, também influenciará diretamente no restabelecimento do equilíbrio e na qualidade de vida. 

Ter uma comunicação eficaz e clara é imprescindível. Pois, quando sentimos emoções como tristeza, desânimo, raiva, medo, angústia, entre outras, facilmente pode ocasionar uma desestruturação na área emocional.  

É importante manter bons hábito. Portanto, tenha uma alimentação e sono saudáveis, pratique uma atividade física que goste e sinta prazer. Fique perto de pessoas agradáveis, realize sonhos, abandone culpas e pratique o perdão.

 Evitar preocupações excessivas e reconhecer as características boas que você possui também auxiliará para que você desfrute de uma excelente saúde emocional. Se perceber que mesmo após praticar todas essas dicas a falta do bem estar ainda continua, procure auxílio profissional. 

Ana Paula Souza – CRP 06/116594  – Psicóloga Clínica com experiência em atendimentos de adolescentes e adultos Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Aperfeiçoamento em Perdas, Luto, Depressão e Ansiedade Extensão em Saúde Mental e Cuidados no Acolhimento ao Luto em Situação de Crise Palestrante em Saúde Mental, Educação e Desenvolvimento Pessoal Consultora de Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).