Depressão – Você conhece os sintomas?

Foto: Reprodução

É muito importante que todos conheçam os sintomas da depressão. Assim, podem identificar mais facilmente quando alguém ou si mesmo necessita de ajuda. 

A depressão é um transtorno mental que tem tratamento. É caracterizado pelo rebaixamento persistente do humor e pela perda de interesse em atividades.

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão no mundo. No Brasil, os dados apresentam que cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão, um total de 11,5 milhões de pessoas.

Sua causa é multifatorial, e pode ser desencadeada por questões genéticas, biológicas, ambientais e/ou psicológicas.

Em alguns casos, além de psicoterapia, se faz necessário o acompanhamento médico psiquiátrico. E, pode ser classificada da seguintes formas:

  • Depressão leve: não incapacita, mas causa sofrimento importante;
  • Depressão moderada: afeta parcialmente as funções do indivíduo;
  • Depressão grave: incapacita social e/ou profissionalmente;
  • Depressão grave com sintomas psicóticos (delírios/ alucinações).

E os sintomas podem ser divididos em:

  • Sintomas cognitivos = Baixa concentração, perda de memória recente, baixa velocidade no raciocínio, idéias de culpa e inutilidade, visão pessimista e desolada de futuro, idéias ou atos autolesivos ou tentativa de suicídio.
  • Sintomas afetivos = Anedonia (perda do prazer), ansiedade, angústia, medo, insegurança, baixa autoestima, baixa autoconfiança, desesperança, desamparo, desespero, sentimento de vazio.
  • Sintomas físicos = Insônia, hipersônia, alteração do apetite e do peso, diminuição da libido, baixa energia, fadiga, cansaço excessivo, lentidão ou agitação motora.
  • Sintomas psicóticos = Delírios e alucinações.

Importante lembrar que o diagnóstico de depressão só pode ser realizado por um profissional de saúde mental, ou seja, por um psicólogo ou psiquiatra. 

Ana Paula Souza é Psicóloga Clínica com experiência em atendimentos de adolescentes e adultos Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Aperfeiçoamento em Perdas, Luto, Depressão e Ansiedade Extensão em Saúde Mental e Cuidados no Acolhimento ao Luto em Situação de Crise Palestrante em Saúde Mental, Educação e Desenvolvimento Pessoal Consultora de Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).