Mãe você já ouviu falar em Pré-Natal Psicológico?

Foto: Amina Filkins/ Pexels

Se você já for mãe, provavelmente fez ou já ouviu falar sobre Pré-Natal Obstétrico, certo? Aquele famoso acompanhamento para saber se a saúde física do bebê e da mãe estão adequadas durante o percurso de uma gestação.

Mas e o Pré-Natal Psicológico, já ouviu falar? Acredito que poucas ou um número de mamães muito menor que o esperado, já tiveram contato com o tema.

Vamos lá, se existe o médico ginecologista responsável por orientar essa mãe sobre cuidados com sua saúde física e informações sobre o crescimento do bebê, por que não ter um profissional especifico para cuidar da saúde mental dessa mãe, em um período potencial de risco emocional, com todas as mudanças hormonais, expectativas parentais, traumas, desejos, voltados a gestação?

Hoje já é uma realidade contar com esse acompanhamento, tanto no público quanto no privado, o pré-natal psicológico engloba atendimento não somente para gestante, como também para casais grávidos e familiares do casal.

 Atualmente podemos dizer que, uma a cada quatro gestantes apresentam alterações emocionais, como por exemplo, sintomas de depressão, estresse e alta ansiedade, durante a gravidez, podendo vir a impactar no desenvolvimento do feto, e nos pós, como por exemplo, no vínculo mãe-bebê e no desenvolvimento da criança.

O Pré-Natal Psicológico é uma técnica oferecida por psicólogos perinatais ou obstétricos, onde existe o acolhimento e orientação psicológica preventiva sobre as alterações emocionais significativas desse período e prevenção sobre sua extensão e cronificação para o pós parto.

Cuidar da saúde física é importante, mas lembre-se, que os cuidados com a saúde mental são primordiais para uma gestação mais saudável, é preciso considerar o bem estar físico, mental e social. Busque apoio para vivenciar o seu melhor em um momento de tanto impacto na vida.

Daniele Barros é Mãe | Psicóloga Clínica | Graduada em Gestão de Pessoas | Pós graduada em Marketing pela Business School São Paulo | Psicologia Analítica Junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa | Formação em Psicologia Perinatal e da Parentalidade pelo Instituto Mater Online | Sempre em busca de constante aprimoramento em Saúde Mental