Natal e Ano Novo: Os impactos emocionais em épocas sazonais

Foto: Andrea Piacquadio/ Pexels

É perceptível como algumas pessoas ficam mais tristes e ansiosas nesta época do ano. As festividades de Natal e Réveillon se tornam uma “tortura emocional”, desencadeando emoções negativas e trazendo mal estar. 

Já escutei relatos de pacientes que nesta fase, sentem como se fosse um período para reflexão sobre a vida, recordar entes queridos falecidos, e que também existe um sentimento de nostalgia de fases passadas da própria vida. 

São observáveis as dificuldades de lidar com o luto de encerramento do ano. É como se ocorresse uma queda energética nestas pessoas, causando um desequilíbrio e alteração de humor. 

E, é neste momento que temos que tomar cuidado com os sintomas de depressão e ansiedade patológica. Sendo importante não ignorar os sentimentos e o desconforto sentido, para que isso não venha a se agravar. 

Alguns sintomas podem ser um alerta de que algo não está bem. Cansaço excessivo, tristeza, irritabilidade, desânimo, ansiedade, agitação mental, alterações no apetite e no sono são sinais para serem avaliados e cuidados. 

Podemos olhar para o ano que está terminando, como o encerramento de um ciclo, e então, se desencadeia um luto, e este, é interpretado e sentido de diferentes formas em cada ser humano. 

Portanto, deve haver respeito ao tempo e espaço de cada um. Mas, se isso se prolongar, uma ajuda especializada se faz necessária. Em tempos de pandemia, diante do isolamento social e das incertezas todas estas sensações podem ficar ainda mais afloradas. 

Por isso, devemos redobrar os cuidados com a saúde mental. Faça uma autoanálise de como se sente em relação a este período do ano e o que essa época de comemorações e reflexão representa para você, isso ajudará a minimizar algum desconforto que possa surgir. 

E, não se esqueça de observar quem está ao seu redor também. 

*Ana Paula Souza é Psicóloga Clínica com experiência em atendimentos de adolescentes e adultos Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Aperfeiçoamento em Perdas, Luto, Depressão e Ansiedade Extensão em Saúde Mental e Cuidados no Acolhimento ao Luto em Situação de Crise Palestrante em Saúde Mental, Educação e Desenvolvimento Pessoal Consultora de Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).