O Kartismo Amador: O Primeiro passo no Automobilismo

Fotos: Rafael Gaspar

O kartismo é uma das modalidades do universo chamado automobilismo, nela há o kartismo profissional, que é muito praticado por pilotos profissionais em competições oficiais ou como parte de uma rotina de treinos.

O kartismo amador é a porta de entrada para algumas pessoas no automobilismo ou para outros apenas uma atividade recreativa. Assim como em outras modalidades de esporte a motor, o custo de manter-se um equipamento próprio é elevado. 

Pilotos profissionais das principais categorias de monopostos (como Fórmula 1) e de turismo (Stock Car), entre outras, usam o kart para aprimorar sua pilotagem, exercitando sempre os reflexos, sensibilidade e tocada (forma de conduzir o veículo).

Este custo elevado, muitas vezes afasta a maioria das pessoas com a impressão de ser algo inacessível. Mas o kartismo não é uma modalidade exclusiva para pilotos profissionais, e mesmo que possua um custo elevado, é possível praticar este esporte por um preço mais acessível.

No kartismo há níveis de equipamento, desde um mais básico até um mais sofisticado (profissional). Sendo assim, para guiar um kart você não precisa de início de um equipamento profissional, você pode utilizar-se de um kart de aluguel (rental kart ou kart indoor como é mencionado no meio).

Este é um equipamento voltado para o público amador, o qual é muito útil como uma primeira experiência para quem quer seguir carreira como piloto, como também para a pessoa que quer conhecer o esporte.

O rental kart, é disponibilizado por kartódromos (que são os locais onde este esporte é praticado) por meio de aluguel, este é válido por uma corrida (bateria como chamamos) e elas podem durar de 20 a 30 minutos dependendo do kartódromo. 

O preço varia também por kartódromo, dia da semana e outras variáveis, mas por volta de uns 120 reais por bateria. Pode ainda parecer muito por meia hora de corrida, mas considerando que você não precisa se preocupar com manutenção do kart, combustível, pneus, aluguel de pista e inclusive equipamento de segurança (que geralmente é fornecido pelos kartódromos), o custo acaba compensando.

Mesmo o rental kart, sendo utilizado como porta de entrada para muitos no kartismo, é possível competir com este tipo de equipamento. Nos kartódromos geralmente há algum campeonato amador que é praticado no local, seja organizado pelo próprio kartódromo como também por grupos de pessoas que formam ligas amadoras, e para quem quer começar no ramo com um baixo custo, este é o caminho! 

Se você pretende entrar no automobilismo, mas não possui experiência nem disponibilidade financeira, o rental kart é uma ótima opção. Assim como em outros esportes, o treino faz um atleta melhor, no automobilismo não é diferente. 

Por mais que seja um equipamento que pode não parecer tão rápido, o mais importante não é o quão rápido o equipamento é, mas sim o quão rápido você é no equipamento que tem. O kart vai te ajudar a trabalhar fundamentos como traçado, constância e concentração, fundamentos estes usados em qualquer categoria automobilística.

*Paulo Campaneli é Analista de Sistemas, piloto de kart e de Fórmula Vee, apaixonado por automobilismo e carros, entrou no mundo do esporte a motor em 2017, representando Guarulhos na modalidade e participa das etapas na Fórmula Vee no Campeonato Paulista, Copa ECPA, e kartismo amador.