O que você sabe do conceito de saúde?

Foto: Rahul Shah/Pexels

Antigamente o conceito de saúde era ausência de doenças, mas, conforme a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), é um estado completo de bem estar físico, mental e social que define a saúde.

Com base neste conceito, deixamos de lado a ideia de ausência de doença ou enfermidade. E, particularmente hoje, eu quero falar dos cuidados em saúde num aspecto mais amplo.

Dia 07 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde e o objetivo de ter um dia mundial em prol da saúde, é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter qualidade de vida e apontar o que desarmoniza a saúde.

A saúde física, por exemplo, inclui tudo que diz respeito ao corpo físico. É necessário prevenir possíveis desequilíbrios que possam existir e para isso é necessário manter bons hábitos alimentares, rotina de sono, praticar uma atividade física já é um bom começo. 

Para ter uma saúde mental boa é importante observar sensações, emoções e sentimentos para que não se tornem gatilhos para doenças mentais. Estar ao lado de pessoas agradáveis, tirar um tempo para si, e fazer o que gosta sempre que der, auxilia neste processo de prevenção. 

Ressalvo aqui o acompanhamento psicológico e psiquiátrico caso seja necessário. Já na saúde familiar e amorosa é necessário ter uma rotina saudável, respeitando as interações e desejos individuais. Ter momentos com a família e com o parceiro amoroso para conversar, distrair, passear e desfrutar de algum lazer traz muitos benefícios. 

Na saúde profissional é de extrema importância fazer o que de fato gosta, pois, isso já traz satisfação e bem estar. Ter um horário de trabalho com começo, meio e fim de expediente. Não misturar descanso e trabalho. E, incluir pequenos intervalos no decorrer da carga horária de trabalho. 

A saúde financeira diz respeito aos ganhos e gastos e deve estar em total equilíbrio. Em hipótese alguma devemos gastar mais do que ganhamos. E por fim e não menos importante, a saúde energética, que tem a ver com as crenças, naquilo que se acredita como verdade.

Então, é preciso seguir o que faz o coração pulsar com leveza, serenidade e tranquilidade. Conhecer e viver dentro do que traz energia boa, sensações agradáveis. Saúde é manter equilíbrio em todas as áreas da vida, busque o seu!

Ana Paula Souza é Psicóloga Clínica com experiência em atendimentos de adolescentes e adultos Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Aperfeiçoamento em Perdas, Luto, Depressão e Ansiedade Extensão em Saúde Mental e Cuidados no Acolhimento ao Luto em Situação de Crise Palestrante em Saúde Mental, Educação e Desenvolvimento Pessoal Consultora de Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).