Pilotos, preparem suas canetas!

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Canetas sim, você não leu errado! Assim como todo condutor em formação precisa passar por um curso de preparação, os pilotos também passam por um curso antes de poder participar de competições oficiais.

Antes de nos sentarmos em um carro de corrida e competir precisamos pilotar uma cadeira em uma sala de aula, ver toda a teoria antes da prática. Em cursos de pilotagem aprendemos sobre o carro que vamos guiar, quais suas reações e comportamentos que devemos esperar.

Aprendemos é claro, em como fazer curvas, frear, acelerar, ultrapassar, instruções de segurança, bandeiras de sinalização etc. Pode soar estranho para alguém que já possui habilitação ter que aprender a frear, acelerar e fazer curvas, algo tão banal, mas existem técnicas por trás disso.

Eu tive a oportunidade no passado de fazer um curso de pilotagem de fórmula (carro da foto desta coluna), através da Fórmula Vee Brasil e digo que isso mudou minha forma de guiar, tanto em pistas como em meu carro particular. Você acaba ficando mais alerta e se antecipando as situações que podem ocorrer no trânsito cotidiano.

Entrar em um carro de corrida pela primeira vez é uma experiência marcante e recheada de emoções, pois será totalmente diferente do que você está acostumado de um carro comum. Um carro fórmula é apertado, quente, barulhento, todas as vibrações e irregularidades do asfalto serão sentidas pelo seu corpo.

Não é exagero, para um carro de corrida é necessário, e com prática começamos a interpretar isso e entender mais sobre o comportamento do carro na pista. Particularmente, recomendo a quem tenha interesse que faça um curso de pilotagem, pois é mais que uma experiência incrível, é um investimento em conhecimento, é um investimento em você.

Para quem procura algum curso de pilotagem, pode-se optar dentre as diversas escolas que ficam próximas ao Autódromo de Interlagos, ou com a Fórmula Vee Brasil (mais informações no site da categoria).

*Paulo Campaneli é Analista de Sistemas, piloto de kart e de Fórmula Vee, apaixonado por automobilismo e carros, entrou no mundo do esporte a motor em 2017, representando Guarulhos na modalidade e participa das etapas na Fórmula Vee no Campeonato Paulista, Copa ECPA, e kartismo amador.