Você já ouviu falar em Setembro Amarelo?

Foto de Bruno Felix no Pexels

A campanha do Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015, inspirada no dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de Setembro. Seu maior representante é Centro de Valorização da Vida. O CVV foi fundado em São Paulo, em 1962. 

É uma associação civil sem fins lucrativos, reconhecida como Utilidade Pública Federal, desde 1973 presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. Podem utilizar desses serviços todas as pessoas que querem e precisam conversar. 

O atendimento é mantido sob total sigilo e anonimato, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais. São aproximadamente 3.400 voluntários realizando os atendimentos e os postos estão localizados em 24 estados mais o Distrito Federal. 

Durante o mês de setembro são realizadas diversas ações de conscientização. O CVV desenvolve atividades relacionadas a apoio emocional com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento. A cada 40 segundos um suicídio ocorre no mundo. 

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e muitas dessas mortes poderiam ser evitadas através da conscientização. Todos podem fazer campanha de prevenção ao suicídio, não precisa ser apenas os profissionais de saúde.

Uma forma de prevenir o suicídio é falar sobre o tema, estar disposto a ouvir sem julgamentos ou críticas, também previne. Incentivar a pessoa a procurar ajuda de profissionais especializados é fundamental.

Para escuta emergencial – CVV> telefone 188 ou site clicando aqui.  Risco iminente de suicídio, telefonar para 190 ou 192 para solicitar atendimento. Divulgue a  campanha, ajude a salvar vidas! 

Ana Paula Souza é psicóloga clínica com experiência em atendimentos de adolescentes e adultos. Especialista em terapia cognitivo comportamental, aperfeiçoamento de perdas, luto, depressão e ansiedade. Extensão em saúde mental e cuidados no acolhimento ao luto em situação de crise. Palestrante em saúde mental, educação e desenvolvimento pessoal. Consultora de recursos humanos e desenvolvimento pessoal. Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS).