Projeto ‘Voltando à Escola’ leva arte para escola de Guarulhos

Foto: Reprodução

A E.E. Professor Hélio Polesel recebe 15 artistas para revitalização de instalações por meio de arte urbana neste mês de março

A Escola Estadual Professor Hélio Polesel, localizada no bairro Vila Nova Bonsucesso, em Guarulhos, recebe a intervenção artística do projeto “Voltando à Escola”. Até o dia 31 de março, 15 artistas vão revitalizar os muros do colégio com as ferramentas do grafite utilizando “spray, tinta e mensagem social”.

Idealizador e curador do projeto, o artista Célio ressalta a importância histórica desta ação: “Fabio Porto, o atual diretor da escola, foi fundamental para que o Voltando à Escola desse os primeiros passos, em 2017. Ele foi o coordenador que abriu as portas da escola em que estudei (E.E. Benedita de Oliveira Ale, também em Guarulhos) para que realizássemos a primeira ação formal do projeto, com artistas como Bieto, Debora Uni, Marcio Ficko e Terceira Visão”, afirma.

APCE, Bruna Bandeira, Ciro Schu, Magoo Ilegal, Mari Pavanelli, Onesto, Ricardo AKN e Rubinho Lado B são os artistas colaboradores do projeto nesta edição. A proposta é que os 950 alunos, de 13 a 17 anos, possam vivenciar a arte urbana em seu ambiente escolar: serão
pintadas 15 salas de aula e o muro externo.

O projeto nasceu há 4 anos pelas mãos do idealizador Célio, que reuniu um pequeno grupo de artistas para pintar uma escola em São Paulo. O movimento já percorreu seis Estados brasileiros, transformando mais de 40 escolas públicas, promovendo o diálogo entre diretores, professores, alunos e comunidade, e o acesso à arte urbana em bairros periféricos.