Zine Gueto-Metragem dedica 09ª edição ao Vídeo Popular

Foto: Reprodução

A  exibição do filme Oxente Bixiga! é seguida de debate e compartilhamento de  experiências entre cineastas de Guarulhos

No próximo sábado (26) de junho, às 18h, acontece a exibição de Oxente Bixiga!, longa metragem dos cineastas Daniel Fagundes e Fernanda Vargas, documentário que investiga a influência nordestina no bairro do Bixiga, região central de São Paulo. 

O longa será exibido pelo canal da Companhia Bueiro Aberto no YouTube. A exibição do filme é seguida de debate e compartilhamento de experiências entre cineastas Daniel Fagundes, Fernanda Vargas e Daniel Neves, com mediação de Pâmela Regina, integrante do Cineclube Incinerante.  

O evento também reúne os cineastas para a publicação da 9ª edição do Zine Gueto-Metragem, que tem como tema o Vídeo Popular.  O coletivo de vídeo popular é uma das maiores articulações de cinema periférico, reunião de coletivos que, há mais de 10 anos, fortalece esse novo cinema que se faz pelas quebradas. 

Nessa edição, além das discussões dos filmes, é possível encontrar ainda entrevistas com Flávio Galvão, do Fabcine, e textos de Daniel Fagundes, Fernanda Vargas e Guilhermo Aderaldo que são parte desta articulação. Participam ainda, os colunistas Daniel Neves, Janaina Reis, Marina Soler, Renato Queiroz, Daniel Fagundes, Fernanda Vargas e Guilhermo Aderaldo.  

A arte gráfica é de Diego Andrade e diagramação de Rafael Vieira. O projeto é realizado com patrocínio do Proac editais do Governo do Estado de São Paulo.  Sinopse Nordeste é uma ficção, cantou Belchior em São Paulo. Se o paulista e o nordestino, são invenções criadas em um caminho, também são formadoras de cidades carregadas no corpo de cada um que vem e de cada um que vai. 

O  documentário lança olhar para as presenças de muitos nordestes, nesta região chamada Bixiga, conhecido pela presença italiana, reivindicada na sua memória negra e indígena. 

Serviço 

Exibição e exibição de Oxente Bixiga! e Publicação da 9ª edição do Zine Gueto-Metragem  

  • Sábado, 26 de junho às 18h  
  • Evento transmitido pelo YouTube
  • Publicação do Zine Gueto Metragem no blog
  • Trailer do documentário “Oxente Bixiga!” disponível aqui