ANVISA diz que vai prorrogar validade de testes de Covid-19 armazenados em Guarulhos

Foto: SESI/Vinicius Magalhaes/Direitos Reservados

Segundo reportagem publicada pelo G1 nesta tarde de quarta-feira (09) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade dos testes para a Covid-19 que o governo federal mantém em estoque em Guarulhos.

A extensão vale por quatro meses a partir do vencimento original dos testes. Assim, testes que venceriam neste mês poderão ser usados até abril. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 7 milhões de testes comprados pela pasta estão parados.

No local, há kits com vencimento previsto para janeiro, fevereiro e março de 2021. Nesta ocasião, o ministério se manifestou sobre o escândalo revelado por reportagem do jornal O Estado de S.Paulo no mês passado.

O Ministério da Saúde é responsável pela compra dos testes e pela distribuição aos estados. Na semana passada, o ministro da pasta, Eduardo Pazuello, disse que a extensão da validade já estava programada desde que os testes foram comprados.

Entretanto, o governo dependia do aval da Anvisa para aplicar as novas datas de vencimento. A Anvisa, por sua vez, informou que os testes devem ser analisados mensalmente para que seja feito um monitoramento sobre todas as fases de manipulação e atestada sua eficácia.