Após 5 meses de pandemia, Guarulhos inicia testagem para Covid-19, veja 1º dia do mutirão no Bosque Maia

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Denise Gomes, 51 anos, moradora do Jd. Moreira já teve a Covid-19 com sintomas moderados, diferente do marido, que é diabético, ela não precisou ficar internada. Descobriu a doença ao custo de R$250 em um exame sorológico (sangue) por meio do convênio médico há dois meses atrás.

Os filhos e netos de Denise também tiveram a doença, mas todos souberam por meio de testes pagos. Curada da doença foi acompanhar a irmã, Miriam Gomes, 63 anos que recebeu a senha 59 na imensa fila que se formou antes das 7 horas na calçada do Bosque Maia, para fazer o teste rápido da Covid-19.

Mesmo com centenas de pessoas aguardando para saber se estão infectadas pela doença, os idosos, gestantes e pessoas com crianças tem preferência no atendimento. Por ali, havia além de integrantes do grupo de risco, muitos jovens e pessoas que vieram de várias regiões da cidade.

Pessoas se aglomeram em fila, aguardando a vez para realizar teste de covid-19 – Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Dentro do parque, aqueles que receberam as senhas do lado de fora fazem a triagem e em seguida o teste. De volta ao lado de fora, na tenda instalada na rua os resultados são entregues em mãos por meio de um laudo de fácil interpretação.

Se o resultado der positivo, enfermeiros e médicos orientam quais as recomendações para o tratamento em casa. O teste rápido é feito por meio de uma picada no dedo e leva alguns minutos para ficar pronto, mas só detecta se o paciente está com a doença.

Ou seja, não é possível através desse exame saber se a pessoa já foi contaminado com o coronavírus. Mas é importante ressaltar que uma das orientações da saúde é de quem deseja fazer o teste não pode estar com sintomas gripais. Os testes também estão sendo feitos nas UBS por meio de agendamento.

Tenda de testagem montada dentro do Bosque Maia – Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Segundo a assessora de saúde Patrícia Domingues, são estimados 3 mil testes para cada do do mutirão. As senhas começam a ser distribuídas às 9h e o atendimento termina às 15h. Ainda de acordo com os profissionais que orientavam no local, crianças podem fazer o teste e não tem restrição de idade.

Apesar de intenso movimento, os quase 60 profissionais de saúde entre auxiliares, enfermeiros e médicos estavam conseguindo manter o mutirão organizado. Os munícipes que ali estavam também tentavam manter o espaçamento na fila, durante o atendimento e à espera do resultado.

Entrega de resultados dos testes feita do lado de fora do parque – Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Testes nas UBS

Os testes são destinados à pacientes contactantes, ou seja que tiveram contato com algum parente que teve a Covid-19. Motoristas de aplicativo, táxis e de entregas, além de motoboys também estão na lista de prioridade. Para realizar o exame é preciso marcar pessoalmente em um dos Postos de Saúde.

Mais 3 Mutirões em Guarulhos até o fim do mês

Os próximos mutirões serão realizados das 9h às 15h:

  • 13 e 14/08 no Terminal de Ônibus da Vila Galvão (rua Cristiane, 01, Vila Alice)
  • 20 e 21/08 no Terminal de Ônibus Pimentas (estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4.494, Jardim Albertina)
  • 27 e 28/08 no Supermercado Comercial Esperança (estrada Guarulhos Nazaré, 4.201, Jardim São João).