Bolsonaro assina decreto que prevê privatização das UBS

Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da economia Paulo Guedes assinaram um decreto do governo federal publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (27). A matéria se trata de privatizações de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo país.

O decreto tem na mira o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que está na agenda da presidência da república e prevê um programa de concessões e privatizações de diversos setores.

Na prática, o decreto aponta a “modernização e a operação de unidades básicas de saúde.” O objetivo central é “encontrar soluções para a quantidade significativa de unidades básicas de saúde não estão em operação no país,” segundo nota da presidência.

Guarulhos tem 69 UBS, que funcionam entre 7h e 17h de segunda a sexta e são responsáveis pelo primeiro atendimento de saúde familiar como pré-natal, pediatria e ginecologia. A distribuição de remédios, preservativos e atenção por meio dos agentes de saúde também são responsabilidades destas unidades.