Brasil passa de 1 milhão de casos de coronavírus nesta sexta-feira

Foto: Lalo de Almeida

O Brasil chegou a 1 milhão de casos de coronavírus na tarde desta sexta-feira (19), como mostra o levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de saúde.

O boletim divulgado às 14h mostra 48.427 mortes e 1.009.699 de casos confirmados. Esse levantamento centraliza dados num balanço oficial divulgado diariamente. Isso aconteceu depois que Ministério da Saúde sugeriu recontar os casos e passou a atrasar a divulgação dos dados oficiais.

Mesmo diante do número alarmante de contaminados e o avanço nas mortes registradas diariamente diversas regiões estão flexibilizando a quarentena. Inclusive o estado de São Paulo que registra recorde em mortes por 24 horas, mas segue com plano de reabertura.

Especialistas apontam a sub notificação e faltam testes para detectar precocemente a doença como os desafios para o enfrentamento desta estágio da pandemia. Esses dois pilares são responsáveis por controlar a doença e evitar ainda mais contaminações.